16 de maio de 2017      nº 243
21 de novembro de 2016 nº 01 | News CAU/RS
PORTO ALEGRE
Prefeitura simplifica licenciamento de construções na Capital
O decreto de licenciamento expresso que altera parcialmente os procedimentos administrativos de aprovação e licenciamento de edificações na Capital foi assinado nesta sexta-feira, 12, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. O texto estabelece alterações em dispositivos e artigos do atual decreto de licenciamento, com o objetivo de garantir celeridade na tramitação dos processos. A proposta de atualização foi apresentada pelo Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sob o comando do secretário Ricardo Gomes. Leia a reportagem publicada no site da Prefeitura de Porto Alegre.
Leia mais.
CAU/RS
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Construção e valorização da identidade urbana
O arquiteto e urbanista Lucas Volpatto, responsável pela nova obra de restauração da Igreja das Dores de Porto Alegre, em entrevista ao CAU/RS, mostra que a arquitetura, em todos os tempos, é a grande responsável pela construção da identidade urbana. “No momento que reconhecemos que os edifícios são testemunhas do tempo, aprendemos a valorizá-los e somos estimulados a preservá-los, pois vemos nossa própria história refletida”.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU/RS
REFLEXÕES SOBRE URBANISMO
O que precisamos aprender (ou relembrar) com a Jane Jacobs?
Quando falamos em cidades mais humanas, um nome de referência é o de Jane Jacobs. Ela questionou o culto ao automóvel, o desenvolvimento de subúrbios com casas individuais afastados do centro da cidade e lutou pela formação de centros urbanos mais próximos e acessíveis para as pessoas. O CAU/RS conversou com professores de Arquitetura e Urbanismo sobre os ensinamentos de Jane Jacobs.
Leia mais.
CAU/RS
EMPREENDEDORISMO EM CAXIAS DO SUL
Oficina “Arquitetando o seu negócio” em Caxias do Sul
A oficina “Arquitetando o seu negócio”, promovida pelo CAU/RS, acontece dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do SEBRAE em Caxias do Sul (Rua Pinheiro Machado, 1276). O objetivo é desburocratizar e facilitar o entendimento sobre gestão de negócios em Arquitetura e Urbanismo com aulas sobre planejamento, legislação, finanças, custos, marketing e gestão. Profissionais formados e estudantes de Arquitetura e Urbanismo podem participar.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU/RS
ENCONTROS CAU/RS EM SANTA MARIA
Confira a programação desta edição
A cidade de Santa Maria receberá, nos dias 01º e 02 de junho, a edição dos Encontros CAU/RS. A programação já está disponível no site e terá a presença do arquiteto e urbanista Bruno Campos, do escritório BCMF Arquitetos, de Minas Gerais. Entre os principais projetos construídos, destaca‐se o premiado Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos Pan‐americanos Rio 2007, a maioria dos estudos conceituais da Candidatura Rio 2016 (principalmente nas regiões da Barra e Deodoro) e a renovação do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, para a Copa do Mundo de 2014 (o primeiro Estádio do Brasil e o segundo do mundo a receber o certificado LEED PLATINUM) se tornando assim o primeiro escritório de arquitetura do Brasil a ter participado dos três megaeventos esportivos que prometem transformar o país: Pan 2007, Rio 2016 e Copa 2014.
Saiba mais.
CAU/RS
CAU Mais Perto
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Facebook YouTube SoundCloud
CAU/RS - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul
ENTRE EM CONTATO
Rua Dona Laura, nº320
14º andar | Bairro Rio Branco
Porto Alegre/RS | CEP:90430-090
(51) 3094-9800
atendimento@caurs.gov.br