Sem categoria

Um 2021 de mais saúde e esperança

Encerramos 2020 com o nosso muito obrigado e votos sinceros de que o próximo ano seja repleto de saúde e de esperanças renovadas.

À medida que 2020 se aproxima do fim, a esperança de um novo ciclo com mais saúde e esperança para todos também se fortalece. Confira abaixo a mensagem de fim de ano assinada pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, em nome da atual gestão (2018-2020) do Conselho gaúcho. 

 

Caras(os) arquitetas(os) e urbanistas gaúchas(os),

O ano de 2020 foi, sem dúvidas, extremamente desafiador. À medida que nos aproximamos do fim de mais um ciclo, é fundamental recordarmos as conquistas que a nossa profissão obteve, ainda que em um ano tragicamente marcado pela pandemia do novo coronavírus.

Chegamos ao fim de uma gestão marcada pelo compromisso de realizar, e acredito que podemos afirmar que foram muitas as realizações dos últimos três anos. Para citar algumas: desburocratizamos processos, ampliamos a transparência, aumentamos a fiscalização em mais de 200%, inauguramos os Escritórios Regionais de Santa Maria e Pelotas, multiplicamos as ações do CAU Mais Perto, criamos o Gabinete de ATHIS e fortalecemos o debate relacionado às políticas de gênero.

Mas este ano fomos ainda mais longe, ao aprovarmos um pacote de medidas emergenciais, combinando ações que reforçaram o protagonismo de arquitetos e urbanistas em meio à pandemia e que levam o nosso conhecimento técnico a quem mais precisa. O projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro avança nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Caxias do Sul. A iniciativa é um desdobramento do programa ATHIS Casa Saudável, o qual já vem colhendo bons resultados em Santa Rosa. 

A Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) também foi tema de dois concursos realizados pelo CAU/RS este ano. O concurso de ideias “Casa Saudável, Cidade Saudável” premiou equipes de profissionais e estudantes que apresentaram soluções para os desafios durante e no pós-quarentena. Já o concurso “ATHIS Unidade Sanitária” teve o objetivo de desenvolver o anteprojeto de unidade sanitária para enfrentar a falta de banheiros nas casas de mais de 11 mil famílias do Rio Grande do Sul. 

Em dezembro, mês em que comemoramos o Dia do Arquiteto e Urbanista, também realizamos a segunda edição do Prêmio CAU/RS, que neste ano teve como patronesse a arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memoriam), e lançamos o Aplicativo CAU/RS, para estarmos ainda mais perto dos profissionais e de toda a sociedade.

Sabemos, entretanto, que nenhuma dessas realizações seriam possíveis se não contássemos com a atuação de conselheiras e conselheiros comprometidos com a gestão, bem como das funcionárias e funcionários que trabalham no CAU/RS, incansáveis em garantir que as demandas dos arquitetos e urbanistas sejam atendidas com cada vez mais agilidade, transparência e ética. Agradecemos também o apoio e parceria fundamentais do Fórum das Entidades e do Colegiado de Entidades Estaduais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU).

Agradecemos sobretudo a você, profissional de Arquitetura e Urbanismo, pela confiança no trabalho realizado por todas e todos do CAU/RS. Encerramos 2020 com o nosso muito obrigado e votos sinceros de que o próximo ano seja repleto de saúde e de esperanças renovadas.

 

Tiago Holzmann da Silva

Presidente do CAU/RS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo