Eventos

Últimas oficinas preparatórias para o ENSA acontecem no dia 30 de setembro

Serão realizadas no dia 30 de setembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre (RS), as duas últimas oficinas preparatórias ao Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”. As atividades serão realizadas durante a manhã e a tarde. A primeira, Planejar e Fazer, será das 9h às 13h, com debate voltado para a Responsabilidade Social do Arquiteto e Urbanista e o Contexto do Exercício Profissional – Novos e Velhos Paradigmas da Profissão. A segunda do dia, Organização e Regulação, será das 15h às 19h, seguindo o tema O Arquiteto que Faz – Novos e Velhos Paradigmas da Profissão.

Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre (RS).

A promoção é da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O Memorial Luiz Carlos Prestes está localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº.

O objetivo das oficinas é ouvir os profissionais em diferentes áreas de atuação para que, a partir dos debates, seja construída uma síntese para nortear as discussões no Seminário Nacional, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol, localizado na Av. Ipiranga, em Porto Alegre. Ao final, o debate sobre a profissão do arquiteto e urbanista será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.

As oficinas são gratuitas e terão transmissão ao vivo através da ferramenta FaceLive. Cada uma terá um tema central e na programação está prevista uma pequena comunicação de cada convidado, que terá de 15 a 20 minutos para falar – antes do debate e abertura para perguntas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail saergs@saergs.org.br.

Oficinas preparatórias para o 40º ENSA

A atividade Planejar e Fazer é a quarta oficina a ser realizada de um total de cinco que foram iniciadas no dia 16 de setembro. Ela deve promover a reflexão sobre a responsabilidade social dos profissionais em um país que ainda carrega déficits do seu processo de urbanização.

A oficina que trata da Organização e Regulação vai focar temas como o exercício da profissão e a responsabilidade social do profissional; fiscalização do exercício profissional com ênfase na função social da profissão; e o papel das entidades, da carreira de estado, do CAU, da internacionalização da profissão, da fiscalização da profissão e o CAU. Clique aqui e confira a programação completa.

Todas as atividades antecedem o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do país, que acontece de 17 a 20 de novembro, na capital gaúcha. A homenageada, que estampa o nome nesta edição do evento, é a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira.

 

MAIS SOBRE: SAERGS ENSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo