Ética

Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS compartilha conhecimento e experiência em treinamento com profissionais do CAU/MT

Assessor Jurídico e Supervisora da Unidade de Ética do CAU/RS estiveram em Cuiabá capacitando conselheiros e funcionários do CAU/MT.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) ofereceu um treinamento sobre processo ético-disciplinar para o setor técnico e conselheiros do CAU/MT. O curso ocorreu entre 29 e 31 de maio, ministrado pelo Assessor Jurídico do CAU/RS, Flávio Salamoni Barros Silva e pela Supervisora da Unidade de Ética do CAU/RS, Sabrina Lopes Ourique. O treinamento foi solicitado pelo presidente do CAU/MT, André Nör, para o Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS, Rui Mineiro.

O objetivo desta ação foi transmitir aos funcionários da área técnica e conselheiros do CAU/MT como devem transcorrer processos ético-disciplinares, tendo em vista as normativas legais como a Resolução nº 143 do CAU/BR e o Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas. Os representantes gaúchos apresentaram uma programação que envolvia conteúdo teórico e prático, abordando desde o ingresso da denúncia no Conselho, incluindo aquelas que são derivadas de atividade de rotina da fiscalização, passando pelas fases de acatamento, instrução, análise pelo Conselheiro Relator, aprovação na CED-CAU/UF, julgamento no plenário, recurso ao CAU/BR e execução de penalidade. Após o estudo de cada fase, os participantes analisaram dois modelos de processo e tomaram as decisões necessárias. Ao final do treinamento, foi realizada uma simulação de audiência de instrução.

Flávio destaca a importância desta ação para os CAU/UF’s: “O treinamento desenvolvido por nós é diferente daqueles que são realizados pelo CAU/BR, os quais têm muita importância também. Enquanto o foco deles é mais teórico, o nosso é voltado à prática cotidiana e à experiência vivenciada em cada peculiaridade já observada nos processos que por aqui tramitam ou tramitaram”.

Para Sabrina, a recepção que o CAU/MT teve em relação ao treinamento foi muito positiva: “Eles foram muito aplicados e isso facilitou demais todo o trabalho que a gente se propôs a fazer. O nosso planejamento era bem extenso e aparentemente seria um treinamento exaustivo, mas se tornou leve por conta do engajamento deles”. Ela também relata a importância de levar este conhecimento para outros estados: “Embora existam os CAU/UF’s, nós somos uma única instituição e a sociedade tem o direito de receber um serviço bom. A ética garante que os profissionais que estão tendo desacertos em seus procedimentos possam corrigir para se adequar ao que é esperado da profissão”.

De acordo com Rui Mineiro, a qualidade do trabalho realizado pela Comissão de Ética é fruto da dedicação de todos os envolvidos, tanto conselheiros quanto assessores. “O CAU/RS, não apenas na esfera ética, está sempre à frente porque temos muitas demandas em áreas variadas, e conseguimos ter a solução. Isso nos faz ser de vanguarda em muitos assuntos e receber convites como esse. Tem sido muito bacana receber esse reconhecimento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo: queremos ouvir vocês!

Conheça a nova Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS

Comissão de Ética e Disciplina terá treinamentos para audiências nos Escritórios Regionais

Pular para o conteúdo