Sem categoria

Relatório Anual 2020 do ONU-Habitat Brasil traz Nenhuma Casa sem Banheiro

Projeto especial do CAU/RS conta com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. 

O projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), conta desde o princípio com o importante apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat Brasil.

Neste mês de julho, o programa lançou seu relatório anual, referente às ações de 2020, ano em que foi criado o Nenhuma Casa sem Banheiro. Entre as inúmeras iniciativas que contribuem para moradias mais dignas e cidades mais sustentáveis e acessíveis para todas e todos, está o projeto especial do CAU/RS.

O trecho destaca o “apoio ao programa de provisão e melhoria de instalações sanitárias para populações vulnerabilizadas no Rio Grande do Sul, idealizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado (CAU/RS), em abril. Com o objetivo de construir 11 mil banheiros em residências de famílias de baixa renda, o projeto Nenhuma casa sem banheiro é um desdobramento da iniciativa Casa Saudável, em que o CAU/RS busca parceria com municípios para implementar o programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social
(ATHIS), permitindo que a população de baixa renda tenha acesso ao trabalho de profissionais da arquitetura para construção ou reforma de suas residência”.

 

Leia o relatório na íntegra.

Saiba mais

Apoiado na Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei nº 11.888/2008), o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 lançadas pelo CAU/RS em 2020. O objetivo é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda; a expectativa é beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas. 

O projeto conta com a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, da Secretaria de Planejamento e Gestão e de Apoio aos Municípios; da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de contar com o apoio de outras instituições, como o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas, para citar algumas. Em Lajeado, onde o projeto começou de forma emergencial, algumas famílias já receberam os projetos elaborados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo