Na Mídia

Reconhecimento: Grupo RBS valoriza iniciativa do CAU/RS em seu editorial

O programa Nenhuma Casa sem Banheiro foi tema da coluna Opinião da RBS, publicada no jornal Zero Hora, nesta quinta-feira (22).

A reportagem “Projetos construirão banheiros para 1,8 mil famílias no Estado”, publicada no jornal Zero Hora em 21 de setembro, impactou a sociedade gaúcha. A realidade dessas famílias é novidade para muitos, mas já tinha sido percebida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Durante a pandemia, para contribuir com a redução da propagação da Covid-19, foi recomendado o uso de máscaras e ampliação das rotinas de higiene, como lavar as mãos. Mas, para quem não tem banheiro, manter esse hábito simples não foi possível para muita gente.

Foi assim que surgiu, em 2020, o Nenhuma Casa sem Banheiro, que visa proporcionar projeto e execução de unidades sanitárias, banheiros completos, para quem mais precisa. O trabalho é desenvolvido por arquitetos e urbanistas, remunerados pelo CAU/RS, em parceria com entidades locais, prefeituras e órgãos públicos interessados em contribuir com a realização do programa, que tem como base a Lei Federal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) – Lei nº 11.888/2008.

Esse é o contexto do Nenhuma Casa sem Banheiro, que começa a ter as primeiras unidades sanitárias entregues às famílias, destaque na coluna Opinião da RBS do jornal Zero Hora desta quinta-feira (22). O reconhecimento da imprensa gaúcha é de extrema importância. Além de alertar para temas como habitação e saneamento básico, demonstram o papel fundamental dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na elaboração de projetos de moradia e de acessibilidade, promovendo as bases para uma vida digna. Garantir a saúde da casa é garantir a saúde da família. 

 

Leia a coluna Opinião da RBS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

ATHIS: Iniciativas do CAU/RS são referência para Fiocruz

CAU/RS prepara ação para tentar evitar demolição de prédio da Smov

Entrevista: presidente do CAU/RS avalia revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

Pular para o conteúdo