Oportunidade

Projeto T.A.B.A. trará diretrizes sobre trabalho do arquiteto e ATHIS no Brasil

Primeira etapa inclui pesquisa online que pode ser respondida até 31 de outubro.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) trabalha em um novo levantamento sobre o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo, que irá servir de base para quem busca orientação sobre a profissão, suas atribuições e a atuação em Assistência Técnica de Habitação em Interesse Social (Athis). A inovação chega por meio do projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A), realizado em parceria com a AH! Arquitetura Humana, de Porto Alegre. O plano de trabalho, que será realizado ao longo deste último trimestre de 2021 pelas arquitetas e urbanistas Karla Moroso e Taiane Beduschi, foi apresentado na reunião do Conselho de Representantes da FNA ao fim de setembro.

A ideia é planilhar as diferentes realidades da profissão no país e organizar as opções contábeis e trabalhistas que envolvem a atividade. Além de um olhar geral sobre as relações de trabalho na Arquitetura, o plano também focará na ação em ATHIS, reunindo projetos exitosos que possam servir de inspiração a novos profissionais que buscam a habitação de interesse social.

Ao todo, o projeto será divido em três etapas. A primeira consiste em uma pesquisa sobre as relações de trabalho do segmento, com o objetivo de tentar entender as correlações de força na prática. O levantamento está sendo realizado até 31 de outubro por meio de questionários virtuais direcionados a profissionais de diferentes regiões do Brasil. 

 

Clique aqui para responder.

 

A segunda etapa consistirá em um levantamento das possibilidades jurídicas e contábeis e na elaboração de uma cartilha que oriente os profissionais sobre as alternativas do exercício profissional não precarizado. Na terceira etapa, a proposta é levar as constatações do estudo a sindicalistas de diferentes regiões ao maior número de arquitetos e urbanistas no Brasil. Para isso, a FNA e a Arquitetura Humana trabalham em uma agenda de oficina que inclui apresentação durante o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que acontece de 22 a 28 de novembro.

O T.A.B.A está lastreado no fato de que, apesar de legislações pioneiras em habitação popular implementadas nas últimas décadas – como a ATME em 1976 e a própria lei da Athis em 2008 –, nos últimos cinco anos registrou-se uma total ausência de políticas voltadas à popular de baixa renda no Brasil. Apesar da falta de recursos, citou Karla, há mais de 70 iniciativas em curso nas comunidades brasileiras, ações que nascem dentro dos coletivos e movimentos populares e vêm chamando cada vez mais atenção dos arquitetos e urbanistas. “Nossa pesquisa avaliará o porte dessas empresas, as modalidades dos empreendimentos e o vínculo de relações de trabalho, incluindo o impacto da carga tributária na atividade”, enumerou Karla.

Envolvida diretamente no projeto T.A.B.A, a secretária de Comunicação e Organização Sindical, Fernanda Lanzarin, destaca a expectativa da Federação em oferecer uma base de atuação profissional aos arquitetos e urbanistas. “A última etapa do projeto consiste na realização de uma oficina, que será realizada junto aos sindicatos filiados à FNA, onde se discutirá um programa de formação para os profissionais e as possibilidades de exploração dos diferentes campos de exercício. O destaque será para iniciativas ligadas à habitação social e às diferentes formas de trabalho, como startups, coletivos e cooperativas”, indicou.

Para saber mais sobre os resultados do estudo e participar dos debates online, fique atento às redes sociais da FNA.

 

 

MAIS SOBRE: FNA ENSA pesquisa ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo