Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro é destaque na coluna Pensar a Cidade

Projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro é destaque na coluna Pensar a Cidade

Idealizada pelo CAU/RS, iniciativa é um desdobramento do Programa ATHIS Casa Saudável.

Na edição desta quarta-feira (20/05), a coluna Pensar a Cidade, do Jornal do Comércio, abordou o projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro, idealizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e que terá apoio do Governo do Estado e municípios gaúchos. O objetivo da iniciativa, um desdobramento do Programa ATHIS Casa Saudável, é construir 11 mil banheiros em residências com famílias de baixa renda.

O número corresponde ao total de domicílios sem banheiros no Rio Grande do Sul, de acordo com o censo de 2010 do IBGE. No entanto, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, aponta que número é maior: “A declaração feita pela população não corresponde necessariamente a uma unidade sanitária completa. Por isso, a intenção é consolidar esse projeto para que deixe de ser emergencial e se torne uma política pública”.

Holzmann acredita que a crise de saúde pública provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tornou ainda mais urgente a busca por uma solução: “Toda recomendação para prevenção da pandemia diz para ficar em casa e lavar as mãos. Mas fração grande da população não tem condição de fazer isso”, comenta.

 

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra

Sobre a coluna

Com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), o espaço Pensar a Cidade oferece conteúdos que fomentam o debate sobre o planejamento e desenvolvimento das nossas cidades. A iniciativa valoriza a profissão de arquitetos e urbanistas, trazendo informações aprofundadas sobre a categoria e assuntos relacionados, a fim de qualificar o debate sobre as cidades. Além da edição impressa, as notícias da coluna quinzenal são publicadas semanalmente no site do Jornal do Comércio.

 

  • Pin It


2 Responses to Projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro é destaque na coluna Pensar a Cidade

  1. miriam da rocha fernandes

    Parabéns ao CAU-RS por mais essa iniciativa. Na cabeça de muita gente, talvez, jamais tenha ocorrido que existam domicílios sem banheiro… Dura realidade.

  2. Sou criador de um sistema construtivo pré-fabricado (detentor de patente verde). Um dos produtos é um banheiro pronto, pre-fabricado, que necessita no local somente as ligações com as redes de água e esgoto. Site: http://www.posenato.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*