Sem categoria

Projeto de extensão da UFRGS presta homenagem aos expurgados da ditadura militar

O projeto de extensão “Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS” promoverá atividades para homenagear as pessoas que tiveram suas carreiras na universidades tolhidas pela ditadura.  

Uma das fases mais sombrias da universidade pública no Brasil completa 50 anos em 2019. Com a promulgação dos 17 Atos Institucionais da Ditadura Militar de 1964 a 1969, diversos professores, servidores técnico-administrativos e alunos foram sumariamente demitidos, expulsos ou deslocados de funções. Dentre as instituições que sofreram com a perseguição à academia no regime, está a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A fim de marcar o cinquentenário dos expurgos ocorridos em 1969 na UFRGS, um grupo de professores criou o projeto de extensão Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS. Nele, haverá uma série de atividades, em 28 de novembro, com o propósito de homenagear as pessoas que tiveram suas carreiras na universidades tolhidas pela ditadura que imperava no Brasil.

A primeira das atividades será a inauguração do Memorial aos expurgados da UFRGS, a ser instalado entre a Faculdade de Educação e o Anexo III/PRAE. O local contará com uma escultura de pedra feita por Irineu Garcia, além de um jardim projetado pelos professores Paulo Brack e Sérgio Tomasini. “O jardim terá a predominância de plantas vermelhas, simbolizando o sangue. Além disso, haverá plantas nativas, com destaque para os cactos do bioma pampa, que representam a resistência”, explica Cláudia Zanatta, professora do Instituto de Artes da UFRGS e uma das organizadoras da homenagem.

Na obra feita com o formato da América, haverá a inscrição “Aos que lutaram, resistiram e nos legaram solidariedade e esperança. 50 anos dos expurgos da UFRGS”. Para a abertura, pessoas que foram expurgadas ou familiares estarão presentes e serão convidados a se manifestarem.

Após a cerimônia de inauguração do Memorial, o Centro Cultural da UFRGS recebe uma exposição de 18 aquarelas de autoria de José Carlos Freitas Lemos, professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. A mostra contará ainda com depoimentos de professores, fotos, vídeos e outros documentam que ilustram o contexto de 1964 a 1969.

Por fim, o grupo organizador realiza uma mesa de discussão com o intuito de promover uma reflexão sobre os fatos ocorridos e celebrar aqueles que lutaram à época contra o regime. Ao longo do período da exposição, que seguirá até 31 de dezembro deste ano, serão desenvolvidas ações educativas dirigidas aos alunos de graduação e escolas de ensino médio, em linguagem acessível, além de rodas de conversa sobre o tema.

#AnotaAí

Cerimônia de abertura do Memorial aos expurgados da UFRGS

  • Data: 28 de novembro
  • Horário: 14h
  • Local: Campus Centro da UFRGS – pátio entre a Faculdade de Educação e o Anexo III/PRAE

Mesa de abertura da exposição em homenagem aos expurgados

  • Data: 28 de novembro
  • Horário: 15h
  • Local: Sala Ipê do Centro Cultural da UFRGS

Exposição de José Carlos Freitas Lemos

  • Data: 28 de novembro a 31 e dezembro de 2019
  • Horário: 16h
  • Local: Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS

 

Fonte: João Vitor C. Novoa/Centro Cultural da UFRGS

 

 

 

MAIS SOBRE: UFRGS MEMÓRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo