Entidades

Primeiro encontro do Fórum das Entidades propõe soluções para auxiliar o CAU/RS a superar os principais desafios da categoria

Mais conectado com o interior do estado após a aprovação da criação dos Escritórios Regionais e instalação do primeiro em março, em Santa Maria, e presente em todas as regiões com o furgão de atendimento e fiscalização do CAU Mais Perto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) avança ainda mais no processo de ampliação de relacionamento com as entidades e associações que possuem arquitetos e urbanistas em sua estrutura.

Foi realizada nesta segunda-feira (29/04), em Porto Alegre, a primeira reunião do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul, que reúne todas as entidades que congregam arquitetos e urbanistas no estado. Criar um espaço que congregasse entidades locais, setoriais, mistas e núcleos de arquitetos e urbanistas gaúchos era uma demanda profissional antiga e uma das prioridades da atual gestão do CAU/RS.

No turno da manhã, os representantes das entidades e núcleos conheceram a estrutura do Conselho em uma visita guiada. Após, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Nacional), arquiteto e urbanista Nivaldo de Andrade Júnior, falou sobre o papel das entidades e das parcerias com o CAU. Pela tarde, o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, apresentou a sistemática de trabalho do Conselho, sua estrutura organizacional e administrativa e atividades dos conselheiros e das Comissões.

“A primeira reunião do Fórum superou todas as expectativas, tanto pela participação como pelos conteúdos e resultados. Nosso compromisso é reforçar o protagonismo dos arquitetos na sociedade e formar uma rede em todo o estado para a promoção da profissão”, destacou o presidente.

Segundo o Gerente de Planejamento do CAU/RS, Gelson Benatti, que conduziu os trabalhos no turno da tarde, o objetivo da primeira reunião foi procurar soluções para a seguinte pergunta: “Como ajudar as entidades e como elas podem ajudar o CAU?”. Foi feita uma apresentação individual em que cada entidade teve que elencar seus objetivos e desafios e responder como alcançar os objetivos e como resolver os desafios. Os objetivos que mais apareceram foram:

  • Integração dos profissionais com as entidades;
  • Aumento do número de associados;
  • Debate sobre questões como ensino e patrimônio histórico e cultural;
  • Valorização profissional;
  • Defesa dos profissionais.

Reunidos em equipes menores, os Grupos de Trabalho montaram um conjunto de sugestões para alcançar os objetivos. O mesmo foi feito com os desafios citados:

  • Falta de engajamento dos profissionais da entidades;
  • Equilíbrio financeiro;
  • Reconhecimento das entidades por parte da comunidade;
  • Atrair novos associados.

Foram 72 sugestões de ações, pontuadas pelos participantes por ordem de importância. No final, as entidades enumeraram ações que elas podem fazer para apoiar o Conselho e atingir os objetivos da categoria. A Associação Sala de Arquitetos, de Caxias do Sul, foi escolhida para representar o Fórum das Entidades no Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) que se quinzenalmente na sede do Conselho e conta com a participação das entidades estaduais exclusivas de Arquitetos e Urbanistas: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) e Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS).

O evento foi organizado pelo chefe de Gabinete de Presidência Fausto Loureiro com o suporte da Secretária Executiva Carla Lago. O Fórum se reunirá quatro vezes por ano, com aporte de recursos do CAU/RS, e debaterá temas relacionados a questões de ensino, formação e exercício profissional, como instância de assessoramento do CEAU. “A criação do Fórum das Entidades também tem o objetivo de ampliar a presença do CAU/RS em todo o estado com ações descentralizadas e abrangentes através do fomento a parcerias institucionais e ações conjuntas”, reforçou o presidente do Conselho.

Confira a seguir a galeria de fotos do evento:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023-2025

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado

Pular para o conteúdo