Institucional

Presidente do CAU/RS participa de encontro em Brasília sobre MP nº 1.040/2021

Reunião por videoconferência também contou com participação dos presidentes do Crea-RS e do Senge-RS.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, participou de uma reunião por videoconferência com a assessoria do senador Paulo Paim (PT), nesta quinta-feira, 08 de julho.

A audiência faz parte da agenda parlamentar que tem como pauta principal buscar apoio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019 e contra emendas da MP 1.040/2021. O texto, que tramita na Câmara, determina o fim da obrigatoriedade de profissionais se inscreverem em Conselhos de Classe.

“A defesa da sociedade implica em garantirmos as mínimas condições de trabalho para os profissionais que foram covardemente atacados com as inclusões indevidas e não discutidas publicamente de revogação unilateral de direitos históricos dos arquitetos e urbanistas. O alinhamento com outras entidades e conselhos é fundamental para esclarecermos o tema aos senadores e para bloquearmos esse retrocesso que colocará a sociedade em risco ao degradar as condições de trabalho dos profissionais”, afirma o presidente do CAU/RS.

Os assessores do senador Paulo Paim, Ingrid Carlucci e Leandro Lemos, afirmaram que o parlamentar é comprometido com a preservação salarial dos trabalhadores e que ele já emitiu emenda Supressiva de número 268 ao artigo 57 da MP 1.040, que trata do Salário Mínimo Profissional.

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Nanci Walter, destacou que o Artigo 37, anexo a MP, põe a sociedade em risco, “uma vez que projetos elétricos necessitam de responsável técnico e o mesmo retira a obrigatoriedade”.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Cezar Henrique Ferreira, apontou que há um movimento nacional dos Conselhos, Sindicatos e Federações e que, em conjunto, conseguem ter mais força e aponta já a viabilização de 17 emendas Supressivas.

O assessor Leandro Lemos concordou que a segurança da sociedade necessita ser tratada com atenção e zelo, apontando que esta é uma das bandeiras do mandato do Senador Paulo Paim e que dará atenção sobre possível emenda de supressão. Ele também parabenizou a organização e enfatizou que só com a organização, a soma de esforços será possível barrar a perda de direitos dos trabalhadores e dos Conselhos.

Também participaram da reunião, representando o Crea-RS, Denize Cristina Leite Frandoloso, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia e adjunta da Nacional; Marco Antônio Fontoura Hansen, coordenador da Câmara Especializada de Geominas; Rodrigo Kayser Schwertner, assessor parlamentar do Crea-RS e Marino Greco, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do Rio Grande do Sul e da Nacional.

Fonte: Crea-RS

 

2 respostas

  1. É o mínimo que nós necessitamos que o nosso conselho lute por nós e pela segurança da população. Att Andreza

  2. Obrigada pela defesa e cuidado com a população. Que o congresso e o senado entenda. Att Andreza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo