Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Pelotas sediará novo Escritório Regional do CAU/RS

Pelotas sediará novo Escritório Regional do CAU/RS

Prédio histórico foi restaurado e atenderá municípios próximos como Rio Grande, São Lourenço do Sul, Jaguarão e Bagé.

Uma grande conquista para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e uma excelente novidade para os arquitetos e urbanistas de Pelotas e região. Com previsão para começar as atividades em setembro, o Conselho deve inaugurar seu novo escritório regional, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 100/102, esquina com a rua Félix da Cunha. “Os escritórios regionais são um compromisso da gestão com os arquitetos de todo o estado, e servirão como espaço de apoio para o CAU Mais Perto e para as atividades institucionais e de fiscalização, além de aprofundar as parcerias com as entidades e as faculdades da região,” afirma o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

Presidente Tiago Holzmann da Silva e conselheiros do CAU/RS se reúnem com prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (ao centro). Crédito: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Pelotas

O sobrado de esquina, hoje mais conhecido como Casa da Banha, foi construído entre 1830 e 1835 e tombado em 1999. Recentemente restaurado, serviu de Quartel General durante a Guerra dos Farrapos (1836), Câmara Municipal (1870) e em 1889, sediou a redação do Diário de Pelotas.

“A nova sede regional atenderá diariamente as necessidades dos profissionais de Pelotas e região em questões da profissão. Vamos levar a mesma qualidade dos serviços já oferecidos na sede do Conselho: atendimento presencial, coleta de dados biométricos, além de ampliar as ações de fiscalização do CAU/RS”, afirma a conselheira Helenice Macedo do Couto. É importante destacar que a resolução que aprovou a criação do conselho regional determinou que a estrutura fosse em prédio com relevância histórica e cultural para a cidade.

Pelotas conta, atualmente, com 767 arquitetos registrados. Somente no primeiro semestre deste ano, o CAU/RS realizou 239 fiscalizações de obra no município e região, que abrange cidades como Lavras do Sul, Canguçu, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Pelotas, Jaguarão, Turuçu, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Rio Grande, Cerrito, Capão do Leão, Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota, Bagé, Pedras Altas, Tavares, São José do Norte e Amaral Ferrador.

“Com o escritório do CAU regionalizado, os arquitetos poderão participar das atividades regionais que o Conselho proporciona de maneira mais efetiva. Também poderão resolver problemas relativos ao exercício da profissão de forma mais ágil, bem como uma fiscalização mais próxima à sua área de atuação profissional”, aponta a presidente do núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS/Pelotas) e também conselheira do CAU/RS, Evelise Jaime de Menezes.

Conhecida como a Princesa do Sul, Pelotas está localizada às margens do Canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim. Distante a 261 km de Porto Alegre, a cidade vivenciou um desenvolvimento econômico que rendeu frutos como edificações atualmente reconhecidas como de importância histórica e cultural do Brasil. Seu conjunto Histórico, formado por quatro Praças, um Parque, a Chácara da Baronesa e a Charqueada São João, tornou-se recentemente Patrimônio Cultural Brasileiro.

“Pelotas e região têm muito a comemorar com a presença do escritório regional como promotor da Arquitetura e Urbanismo e colaborador do poder público na realização de políticas públicas urbanas e ambientais, na busca de cidades mais humanas e amigáveis. Além de valorizar a profissão, incentiva e dá suporte à representação dos arquitetos e urbanistas junto às instituições responsáveis pelo planejamento urbano e ambientais, bem como instâncias de decisão, colaborando para uma atuação mais efetiva dos profissionais na produção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. E através da fiscalização, visa garantir à sociedade segurança e obras de qualidade”, destaca a conselheira Marisa Potter.

Casa da Banha, também conhecida como Quartel Legalista. Foto: Michel Corvello

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*