Eventos

Dia Estadual do Patrimônio 2020: participe!

Evento realizado pelo CAU/RS, Sedac e Iphae, com apoio da UFRGS, pretende discutir sobre a diversidade dos temas atuais referentes às políticas públicas para o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

O resgate da história de uma sociedade passa pela valorização do Patrimônio Cultural. Nacionalmente, 17 de agosto celebra o Dia do Patrimônio Cultural. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No Rio Grande do Sul, o Dia Estadual do Patrimônio é celebrado desde 2019. A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril, e institui a celebração sempre no terceiro final de semana de agosto.

Em 2020, não será diferente! O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizará o evento Dia Estadual do Patrimônio 2020.

Nos dias 13 e 14 de agosto, um encontro online reunirá grandes nomes que atuam na área do Patrimônio Cultural, compartilhando experiências e práticas de outras regiões estados. Os palestrantes e convidados serão mediados pelos arquitetos e urbanistas Oritz Campos e Rômulo P. Giralt, conselheiros do CAU/RS, e Eduardo Hahn (DMP/Sedac) e Renato Savoldi (Iphae/Sedac).

 

O evento será online e gratuito. Participe! 

Clique e acompanhe no YouTube

 

Confira a programação

 

// 13 de agosto 

Conferência Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul: Patrimônio Imaterial e as Artes

 

  • 10h – Solenidade de abertura, com Beatriz Araujo (Secretária de Cultura/RS) e Tiago Holzmann da Silva (Presidente CAU/RS)
  • 10h30Avanços e Desafios dos Processos de Registro do Patrimônio Imaterial – Introdução ao Tema e Legislação do PCI, com Walmir Pereira (Antropólogo Iphae/Sedac)
  • 11hO modo de fazer artesanato com palha de butiá da região de Torres, com Frineia Zamin (Historiadora Iphae/Sedac). Convidada: Patrícia Boher Coordenação Educação Ambiental e Cultural Instituto Curicaca
  • 11h30Registro do modo de fazer do queijo artesanal serrano, com Rafael Silva (Historiador Iphae/Sedac). Convidados: Jaime Eduardo Ries (EMATER/RS-ASCAR) e Família Lopes (produtores de queijo artesanal serrano de São José dos Ausentes)
  • 14hOs efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade, com Fernanda Albuquerque (PPG MUSPA UFRGS)
  • 14h30Memória, Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no Rio Grande do Sul, com Rafael Silva (Historiador Iphae/Sedac). Convidado: Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior – Jornalista e Antropólogo, representante da Comunidades Quilombolas e representante titular do segmento Tradição e Folclore do Colegiado Setorial de Culturas Populares

 

// 14 de agosto

Fórum Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: ICMS Cultural

 

  • 10hICSM Patrimônio Cultural, com Clarice Libânio (Iepha/MG)
  • 10h30Gestão de bens culturais inventariados, com Giselle Ribeiro de Oliveira (Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais)
  • 11h40Elaboração de inventários de bens culturais, com Luis Molinari (GIP Iepha/MG)
  • 14hProjeto sementemg.org | Campanha Adote um bem cultural, com Andrea Lanna Mendes Novais (Arquiteta e urbanista do Ministério Público de Minas Gerais)
  • 15hLançamento da Rede Estadual de Proteção do Patrimônio Cultural do RS

 

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo