Concursos

Participe do financiamento coletivo do Memorial às Vítimas da Kiss

As doações para viabilizar o concurso e a contratação do projeto de arquitetura e paisagismo serão recebidas até 02 de outubro pela plataforma de financiamento coletivo www.juntos.com.vc/memorialkiss

Todas as pessoas tocadas pelo incêndio na Boate Kiss, que deixou 242 jovens mortos e 600 feridos em 27 janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria (RS), podem demonstrar solidariedade e se mobilizar para que tragédias como essa não se repitam. Até o dia 02 de outubro ocorre a campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss. As doações podem ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas na plataforma de financiamento coletivo www.juntos.com.vc/memorialkiss.

A iniciativa é da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) com apoio da Prefeitura de Santa Maria, juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) – entidade responsável pela organização do Concurso Público Nacional de Arquitetura, que vai permitir a construção do Memorial.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destaca que esta forma de concurso público para a elaboração de projetos arquitetônicos é utilizada em países da União Europeia e recomendada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Queremos um projeto executado com segurança e dentro das diretrizes corretas, queremos um projeto exemplar, para que nunca mais se repita. O memorial de Santa Maria será fruto do primeiro projeto no Brasil a ser realizado a partir de financiamento coletivo, onde qualquer pessoa do mundo poderá contribuir”, explica o presidente do IAB RS. Passos acredita que com apoio dos familiares e de toda a comunidade, através da realização do Concurso Público Nacional de Arquitetura, gera um processo técnico transparente e agregador que garante a alta qualidade do resultado final.

O arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, coordenador da campanha e conselheiro superior do IAB RS, destaca que a campanha também representa uma nova forma de viabilizar os concursos públicos de arquitetura através do financiamento da própria sociedade, que entende a importância de um projeto de qualidade. “Por esse caminho poderão surgir novos concursos de projeto no Brasil, garantindo um processo democrático de escolha da proposta técnica mais qualificada”, afirma Tiago Holzmann.

Sérgio Silva, presidente da AVSTM, afirma que o engajamento das pessoas durante a campanha de financiamento será uma resposta para o Estado, para o Brasil e para o mundo de que a cidade está lutando para lidar com as consequências da tragédia. Para Silva, a construção do Memorial vai reaproximar familiares das vítimas e sobreviventes da cidade. “Isso para nós é um pouco de conforto diante de todo o sofrimento que estamos passando. As pessoas querem esquecer, mas a gente precisa continuar, para que não se repita”, desabafa Sergio Silva.

Etapas para a construção do Memorial

O Memorial vai se tornar realidade em três etapas, duas delas viabilizadas através de um financiamento coletivo. A primeira será a realização de um concurso público nacional de arquitetura para selecionar o projeto da obra. O segundo passo será a contratação do profissional vencedor do concurso para a elaboração dos projetos executivos. A terceira e última etapa será a construção do Memorial às Vítimas da Kiss. Os recursos para a execução da obra serão captados em outro momento.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, garante que “com absoluto respeito à Associação e à comunidade de Santa Maria, já cumprimos a primeira etapa, que foi a desapropriação do prédio onde funcionava a Boate Kiss. Agora, o nosso segundo compromisso é estar, no dia 27 de janeiro de 2018, com o prédio demolido para que possamos lançar a pedra fundamental do memorial. Trabalharemos para isso”.

Valores e formas de contribuição

Pessoas físicas ou jurídicas podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo disponível no site www.juntos.com.vc/memorialkiss, no período de 21 de agosto a 02 de outubro. Ao acessar a página, o doador deve clicar em “Apoiar este projeto” e escolher o valor desejado para a doação.

O pagamento será feito com cartão de crédito ou Moip (pagamento online). Há ainda a possibilidade de emitir boleto bancário, principalmente para as empresas. As doações são declaráveis no Imposto de Renda e, dependendo do valor, o doador poderá ter direito a uma recompensa. Mais informações em https://secure.juntos.com.vc/pt/como-funciona.

  • Valor mínimo para pessoas físicas: R$ 50
  • Valor mínimo para empresas: R$ 1.000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em concurso

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Pular para o conteúdo