Sem categoria

CAU/RS realiza a oficina “Arquitetando o seu negócio”

Há quem pense que abrir um negócio é muito trabalhoso e desiste antes mesmo de tentar. Mas existem instituições como o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – que mostram como formalizar uma empresa pode ser vantajoso para a pessoa física que a administra e a pessoa jurídica constituída após o processo. E mais: que não é difícil como parece.

A oficina “Arquitetando o seu negócio”, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), com apoio das entidades estaduais de arquitetura e urbanismo (IAB RS, SAERGS, AAI Brasil/RS e AsBEA/RS), em parceria com o SEBRAE RS, é dividida em módulos que visam desburocratizar e facilitar o entendimento sobre gestão de negócios em Arquitetura e Urbanismo com aulas sobre planejamento, legislação, finanças, custos, marketing e gestão. Uma turma foi formada em Pelotas depois da realização do Encontros CAU/RS na cidade, que apresentou a oficina para o público do evento.

Maria Fernanda Canavese Soares Giusti é arquiteta e urbanista e participou do curso. Ela tem escritório próprio e trabalha em grande parte com obras de ampliação e reforma. “Gostei bastante da oficina. Tenho muito interesse no assunto, em trocar experiências e saber como funcionam as grandes empresas para saber se estou fazendo tudo certo”, explicou.

Leonardo Francisco Borges de Pontes é formado há cinco anos e também tem escritório próprio, com ênfase em arquitetura de interiores. “A oficina oferece um conteúdo que não é visto na graduação: ensina sobre como e quando abrir uma empresa, amplia a visão de marketing e ajuda a pensar questões operacionais, técnicas e financeiras de um negócio”, contou o arquiteto e urbanista.

“A organização de uma empresa envolve diversas pessoas que, na maioria das vezes, estão distantes da realidade do arquiteto e urbanista. Se queremos viver de Arquitetura e Urbanismo precisamos fazer do trabalho um negócio que dê resultados”, avaliou o conselheiro Marcelo Petrucci Maia, que acompanhou a oficina em Pelotas. O conselheiro Luiz Antônio Machado Veríssimo também esteve presente.

A importância de formalizar negócios e abrir empresas de Arquitetura e Urbanista está sendo apresentada aos profissionais estudantes no Encontros CAU/RS e é tema de campanha do CAU/RS que incentiva que profissionais formalizem suas atividades através da abertura e registro de empresas. As cidades que recebem os eventos estão tendo a oportunidade de conversar com consultores do SEBRAE sobre o tema e já começar a planejar a criação do seu empreendimento no setor.

6 respostas

    1. Boa tarde, Mirian! A oficina ocorre após o Encontros CAU/RS em Passo Fundo, marcado para os dias 3 e 4 de agosto. No evento, você poderá realizar a inscrição para a oficina. Acompanhe o site do CAU/RS ou o site https://www.encontroscaurs.org.br/ para mais informações.

  1. Boa tarde, tem previsão para a oficina “Arquitetando o seu negócio” acontecer em Santa Maria-RS?
    Grato

    1. Boa tarde, Robson! A oficina ocorre após o Encontros CAU/RS em Santa Maria, marcado para os dias 1º e 2 de junho. No evento, você poderá realizar a inscrição para a oficina. Mais informações aqui: https://www.encontroscaurs.org.br/santa-maria. As inscrições serão abertas na próxima semana. Obrigada pelo contato!

    1. Olá Cintia,
      estamos organizando uma oficina para Porto Alegre, mas por enquanto não temos a data.
      Pode acompanhar informações sobre a oficina e nosso site e facebook.
      Atenciosamente,
      Assessoria de Comunicação do CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo