Nota de Pesar

Maríndia Izabel Girardello

É com imenso pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa o falecimento da arquiteta e urbanista Maríndia Izabel Girardello. Ela foi a funcionária de matrícula nº 02 do CAU/RS, atuando ativamente para a estruturação e desenvolvimento do Conselho dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo de todo o Rio Grande do Sul. O velório será realizado nesta quinta-feira (29), na capela K do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre, a partir das 11h, com enterro às 17h.

“A Maríndia foi companheira de longa data. Sua atuação nos primeiros anos do CAU foi fundamental para ajudar na estruturação do conselho, com sua experiência, atitude colaborativa e amabilidade. É uma perda importante para a categoria e para os muitos amigos que ela cativou em sua trajetória”, declarou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

 

Atuação profissional

Maríndia nasceu em 1952, em Getúlio Vargas, passou sua infância em Erechim e mudou-se para Porto Alegre aos oito anos. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a formatura, regressou a Erechim, onde se estabeleceu por 27 anos, de 1976 a 2003. Na cidade, foi trabalhar com o pai, Firmino Girardello, primeiro engenheiro civil da cidade, que, na época, tinha uma construtora. Foi nesse momento que ela percebeu que a arquitetura local era diferente. Sua curiosidade deu origem a uma extensa pesquisa e, por último, ao livro “A Construção de Erechim”.

Enquanto Gerente Técnica do CAU/RS, Maríndia esteve à frente de importantes projetos, como o Memorial do Conselho. O CAU/RS é o primeiro do Brasil a constituir um Centro de Memória. Os documentos foram entregues pelo CREA em 2015. A exposição “MEMÓRIA – Arquiteto, registro e obra” conta com documentos históricos dos primeiros arquitetos construtores do Rio Grande do Sul e é um dos importantes e históricos resultados do seu trabalho. No vídeo a seguir, Maríndia falou um pouco obre essa experiência:

6 respostas

  1. Merecida homenagem, de todas as características marcadas pelo presidente Tiago, a amabilidade era um diferencial que contribuiu para o sucesso de todas as suas atuações.
    Fique em paz Marindia, sua vida aqui ficará marcada na memória de muitos.

  2. Merecida homenagem, de todas as características marcadas pelo presidente Tiago, a amabilidade era um diferencial que contribuiu para o sucesso de todas as suas atuações.
    Fique em paz Marindia, sua vida aqui ficará marcada na memória de muitos.

  3. Caros transmitam.
    Que tristeza.
    Marindia foi grande amiga, colega e parceira por muitos e proveitosos anos aqui em Erechim.
    Saudades.
    Deborah Machado

  4. Caros transmitam.
    Que tristeza.
    Marindia foi grande amiga, colega e parceira por muitos e proveitosos anos aqui em Erechim.
    Saudades.
    Deborah Machado

  5. Lamentável perda para todos que a conheceram, Marindia era uma pessoa especial e uma arquiteta de qualidades. Vai fazer muita falta. Fique em Paz. Jacques Gerchman

  6. Lamentável perda para todos que a conheceram, Marindia era uma pessoa especial e uma arquiteta de qualidades. Vai fazer muita falta. Fique em Paz. Jacques Gerchman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Mariano Arana

Vera Fabricio Carvalho

Pular para o conteúdo