Nota de Pesar

Iran Fernando da Rosa 

Comunicamos com pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Iran Fernando da Rosa, conselheiro do CAU/RS. O velório acontece hoje (21/03), das 16h às 18h, na Capela 3 do cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre.

Natural de Porto Alegre, Iran era formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1997. Atuou como projetista e arquiteto, com vasta experiência junto a órgãos públicos municipais e estaduais, especialmente os voltados às questões de Planejamento Urbano e Regional. 

Desde 2018, era funcionário público da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal de Canoas. Foi também arquiteto na área técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RS), entre 2014 e 2018; perito técnico no Ministério da Cultura e especialista na análise de projetos culturais na área do Patrimônio Histórico, Monumentos, Praças, Sítios e Museus.

Na atual gestão do CAU/RS (2021-2023), Iran era suplente da arquiteta e urbanista Roberta Krahe Edelweiss na Comissão de Exercício Profissional (CEP CAU/RS). Ainda no campo institucional, foi vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) de 2000 a 2005, tendo sido eleito presidente na gestão 2006-2007. Foi membro do Conselho Superior (COSU/IAB) de 2010 a 2019 e era membro vitalício do Conselho Estadual do IAB RS desde 2007.

“Meu amigo há trinta anos. Colegas na UFRGS, parceiro na fundação da NAU, companheiro de todas as lutas no IAB e agora conselheiro no CAU/RS. Inteligente e bem humorado, falante, adorava uma boa discussão; criativo da lapiseira à tecnologia mais sofisticada. Fez o que pôde pela Arquitetura em amplo sentido e sempre com muita dedicação. O cara era de time, sem tempo ruim, vestia a camiseta e ia pra luta. Nos deixa em um momento triste, amplia ainda mais a tragédia a que estamos tentando sobreviver. Aumenta nossa responsabilidade de continuar a luta pela justiça e pela beleza de seguir em frente de cabeça erguida.” – Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS.

“Iran foi enorme. Para o IAB, foi líder de uma nova geração de colegas na linha de frente da entidade. Na cultura, Iran foi um grande incentivador e ativista, donde se pode ver a diversidade de sua atuação na vida e na profissão. Fez amigos nos mais diferentes campos de nossa arte e nossa cultura, todos hoje tristes e revoltados com sua precipitada partida. Perdemos um querido e generoso amigo, colega e companheiro. Despedimo-nos sem poder nos fazer como certamente Iran gostaria: com o Solar cheio de gente bonita, elegante e sincera. Descomunal despedida! Iran vive! Sua alegria e generosidade não morrem jamais.” – Rafael Passos, presidente do IAB RS.

“O Iran era um referencial de arquiteto artista, levando Arquitetura para o teatro, dança e música, sempre com muito embasamento e disposição. Além disso, foi um dos protagonistas da NAU de Arquitetos e Urbanistas, criado em 1999; um movimento ímpar que abraçou, nos anos seguintes, as entidades regionais, IAB e Saergs, para, juntos, viabilizarem a criação do nosso próprio conselho profissional, o CAU. Iran era um ativista da política profissional, sendo um dos presidentes do IAB nesta retomada de rumos e consolidando as atuações dos arquitetos nos Conselhos Estaduais de Cultura ou ligados ao Patrimônio Histórico. Como amigo, Iran era um exemplo de solidariedade, gentileza, generosidade. Sua casa, tantas vezes, foi nossa casa e sua presença, nossa felicidade. Fará falta como arquiteto, como esposo, pai e amigo mas, principalmente, nestes dias tão difíceis, fará falta como pessoas que fazem a diferença em nossas vidas.” – Evandro Medeiros, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Mariano Arana

Vera Fabricio Carvalho

Pular para o conteúdo