Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS, Sem categoria » Nenhuma Casa sem Banheiro avança e Canoas assina convênio com SOP e CAU/RS

Nenhuma Casa sem Banheiro avança e Canoas assina convênio com SOP e CAU/RS

Print Friendly, PDF & Email

O CAU/RS está investindo R$ 480 mil para viabilizar a iniciativa.

Prefeitos de nove municípios reunidos com o José Stédile, Secretário Estadual de Obras e Habitação, e Paulo Henrique Soares, Chefe de Gabinete do CAU/RS | Foto: Saul Teixeira – Ascom SOP/RS

Os primeiros nove municípios gaúchos habilitados para a execução do programa Nenhuma Casa sem Banheiro assinaram convênio com a Secretaria de Obras e Habitação (SOP). A iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) visa atender famílias de baixa renda e reduzir o déficit de saneamento no Rio Grande do Sul.

“É um momento gratificante para o CAU/RS, pois a assinatura dos convênios do Nenhuma Casa sem Banheiro com os municípios é uma importantíssima etapa de um projeto ambicioso do CAU/RS de levar saneamento básico as famílias do Rio Grande do Sul, através dos profissionais arquitetos e urbanistas, com base na Lei nº 11.888/2008 que prevê o direito à Assistência Técnica pública e gratuita para melhorias habitacionais, a ser fornecida pelos municípios, Governo Estadual e Federal”, explica o arquiteto e urbanista Paulo Henrique Soares, Chefe de Gabinete do CAU/RS.

“Desde o início, o projeto contou com o apoio do programa ONU Habitat e da parceria que firmamos com a SOP. Assim, podemos estender o Nenhuma Casa sem Banheiro a muitos municípios e dar uma dimensão de política pública ao projeto. A assinatura do primeiro convênio com o município de Canoas é de grande relevância, pois é o início de uma parceria entre município, Estado e CAU/RS, que incentiva as prefeituras por meio do pagamento dos honorários dos arquitetos e urbanistas que irão trabalhar para viabilizar a realização dos banheiros”, conclui.

O CAU/RS vai custear os honorários dos profissionais responsáveis por desenvolver os projetos em residências com ausência de banheiro ou com módulos sanitários incompletos ou em construção. A Prefeitura de Canoas assinou convênio com o Conselho. As outras oito cidades vão fazer seus próprios projetos a partir de um modelo oferecido pelo Estado. 

Em reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari, foram homologados os convênios que devem se concretizar no prazo máximo de 30 dias (até 26 de janeiro). O CAU/RS está colocando recursos de R$ 480 mil para viabilizar os projetos. Assinaram: Canoas, Pontão, Rio Pardo, Sananduva, São Sepé, Sertão, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Cruz Alta deve assinar nos próximos dias.

Fausto Leiria, Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, e Paulo Henrique Soares, Chefe de Gabinete do CAU/RS | Foto: Saul Teixeira – Ascom SOP/RS

*Com informações do jornal Correio do Povo.

 

  • Pin It


4 Responses to Nenhuma Casa sem Banheiro avança e Canoas assina convênio com SOP e CAU/RS

  1. Cristian Paul Meza Valdivia

    Cau investindo nosso dinheiro suado pra beneficío de terceiros…isso é inaceitável…e o sistema pífio e barato usado instável..sempre que a necessidade é grande ….

  2. Cristian Paul Meza Valdivia

    Quem duvida no futuro termos um novo conselho que invista em nós.
    Cada desagrado desses vai sendo anotado e comentado em muitos grupos.
    Sentimento muito ruim dentro de mim ao saber que agora somos entidade beneficente…

  3. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Cristian! A situação do SICCAU não depende do CAU/RS, pois o Sistema é administrado pelo CAU Brasil. Também estamos cobrando providências.

    Sobre o programa, o investimento do CAU/RS é o no pagamento dos honorários do serviço dos arquitetos e urbanistas que projetam os banheiros. Temos bastante material publicado aqui no site sobre o tema! É um incentivo para valorizar a profissão, compreendendo que Arquitetura e Urbanismo é para todas e todos!

  4. Raquel Kunzendorff dos Anjos

    Muito Feliz com esta ação, pois desta forma podemos contribuir para melhora efetiva na vida da população necessitada, e recebendo financeiramente pir isso. Espero que mais cidades adotem esta parceria. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*