Sem categoria

Manifestação do CAU/RS sobre incêndio ocorrido no prédio-sede da SSP

Leia a íntegra da nota assinada pelo presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

Um incêndio de grandes proporções ocorreu na noite do dia 14 de julho no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) se coloca à disposição para auxiliar nas investigações necessárias e alerta a sociedade, gestores e legisladores sobre a necessidade de investimentos permanentes na qualificação das edificações, através da correta contratação de profissionais habilitados para projeto, execução e manutenção preventiva e corretiva das edificações. Leia abaixo a íntegra da nota, assinada pelo presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva.

 

Manifestação do CAU/RS sobre incêndio ocorrido no prédio-sede da SSP

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) lamenta profundamente o incêndio ocorrido na noite desta quarta-feira, 14 de julho, no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O CAU/RS, como órgão de fiscalização profissional, já disponibilizou para os órgãos competentes os registros técnicos profissionais referentes ao Plano de Prevenção e Combate à Incêndio (PPCI) da edificação. Permanecemos atentos e à disposição para auxiliar nas investigações necessárias, reforçando nosso compromisso com a defesa da sociedade, através do exercício profissional de arquitetos e urbanistas.

Salientamos que, frente a tragédias anteriores, o Conselho vem alertando a sociedade, gestores e legisladores sobre a necessidade de investimentos permanentes na qualificação das edificações, através da correta contratação de profissionais habilitados para projeto, execução e manutenção preventiva e corretiva das edificações. O CAU/RS tem manifestado permanente preocupação com as iniciativas recentes de alteração da legislação da Lei de Incêndio, que poderá agravar ainda mais esse quadro de insegurança das edificações públicas e privadas.

Por fim, registramos nossa solidariedade à administração pública estadual e nosso mais profundo pesar e total solidariedade com as famílias e colegas dos dois bombeiros ainda desaparecidos, juntando-nos a este sentimento que certamente pertence a toda a população gaúcha.

Porto Alegre, 15 de julho de 2021.

 

Tiago Holzmann da Silva

Presidente do CAU/RS

 

 

3 respostas

  1. Não tinha proteção contra fogo, vendo as imagens tudo leva a crer a isso.
    OS mortais para liberar o PPCI de uma edificação passa por um emaranhado de leis e portarias e pelo crivo de leigo que por lei se tornou profissional.
    A Lei e para todos.

  2. boa tarde…ainda não houve uma resposta sobre o possivel ou possíveis motivos desse incendio…MAS fica MUITO evidente o completo DESCASO com as edificações publicas…temos aí mais um governo que de promessas iniciais foi muito eficiente, mas de resolver os problemas foi ainda pior que os antecessores… ainda temos presos sendo trancafiados em viaturas na via publica??? sendo vigiados por PMs????

  3. Muito se fala de PPCI, mas não vi ninguém falando do LTIP ( Laudo técnico de inspeção predial),obrigatório para todos os prédios da cidade. Este laudo avalia condições estruturais e de infraestrutura, como por exemplo, instalações elétricas. Redes bem dimensionadas não ocasionam surtos elétricos.Existem fios e eletrodutos antichama, além de dispositivos de proteção de última geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo