Sem categoria

Julio Posenato faz doações de livros para biblioteca do CAU/RS

Foto: CAU/RS

A evolução do conhecimento se dá através do resgate do passado, para fins de comparação e busca por avanços. Uma das formas de fazer este resgate é através da pesquisa. O arquiteto e urbanista Júlio Posenato, que atua há mais de  40 anos pesquisando a arquitetura da migração italiana, reconhece nesta atividade uma contribuição para toda a sociedade. Posenato esteve no Conselho de Arquitetura e Urbanismo na manhã desta quarta-feira (25) para fazer a doação de alguns livros à biblioteca do CAU/RS. Trata-se de dez planos diretores antigos das cidades de Porto Alegre e Canoas. O profissional e pesquisador acredita que este material terá melhor uso disponível para a consulta de todos, e afirma: “Se eu eventualmente precisar consultar estes livros, é só vir até aqui”.

Júlio Posenato publicou em 2016 o livro “Pesquisando Arquitetura”, um manual para arquitetos e urbanistas que queiram desenvolver pesquisas na área do patrimônio histórico, em que compartilha suas técnicas e conhecimentos sobre o assunto. Ele destaca a importância da disponibilização de documentos antigos, como os planos diretores doados. “Esses documentos são ligados à vida prática profissional, e normalmente são colocados fora após seu período de vigência. Assim, acabam se tornando documentos raros, e para quem pesquisa, são essenciais”, afirma.

As obras ficarão disponíveis para consulta do público na biblioteca, que ainda está em fase de estruturação, mas já abriga uma série de produções sobre Arquitetura e Urbanismo. O espaço faz parte do Memorial do Conselho – dividido em arquivo, museu e biblioteca. O objetivo é fazer do Memorial um espaço acessível a todos, com exposições permanentes e biblioteca pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo