Sem categoria

Inscrições abertas para o ARCHcine 2020

A quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Arquitetura será realizada em novembro deste ano.

A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arquitetura (ARCHcine) está com inscrições abertas até 06 de setembro. Serão aceitas obras produzidas em qualquer suporte, gênero ou formato, sem restrição quanto ao ano de realização. O ARCHcine 2020 será realizado em novembro e contará com uma Mostra Competitiva Internacional, além de mostras fora de competição.

O evento faz parte da programação oficial que celebra o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA).

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine apresenta anualmente a mais recente safra de filmes sobre o tema. São destacadas produções com temáticas sobre arquitetura, urbanismo e seus mais diversos atravessamentos, como a formação das cidades, mobilidade, ocupação de territórios, patrimônio material e imaterial, movimentos paisagísticos, dentre outros.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais (IBEFEST), o festival é associado ao Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais Brasileiros e conta com o apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) e das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

Saiba mais

Partindo para sua quinta edição consecutiva, o ARCHcine já apresentou mais de 100 filmes do Brasil e do exterior, consolidando-se como uma importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país. Além de sua realização permanente no Rio de Janeiro, o festival já teve edições em São Paulo e em Brasília, nos anos de 2019 e 2018, respectivamente.

O ARCHcine mantém parcerias internacionais, com o Arquiteturas Film Festival Lisboa e com o movimento Filmessay (Itália), além da parceria nacional do Move Cine Arte, as quais garantem anualmente a presença de grandes filmes no evento e fomentam o diálogo entre produtores e realizadores. Em 2020, haverá ainda a segunda edição do Prêmio Arquiteturas, que garante a seleção do Melhor Curta Brasileiro na avaliação do festival português para sua próxima edição, em 2021.

AnotaAí:

ARCHcine 2020

 

MAIS SOBRE: Eventos IAB/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo