Home » Notícias » Entidades, Eventos, Notícias, Notícias CAU/RS, Oportunidades » IAB RS promove primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 em Porto Alegre

IAB RS promove primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 em Porto Alegre

S’obra VIII, de Santiago Pooter, é uma obras da mostra “O que nos leva a algum lugar”. Crédito: GABRIEL DAITZCHMAN/DIVULGAÇÃO/JC

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) inaugura nesta quinta-feira (30/05) o primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 na Galeria Espaço IAB (Rua General Canabarro, 363) em Porto Alegre. O coquetel de abertura começa a partir das 19h. A visitação é gratuita e permanece até o dia 1º de julho, das 13h30 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Exposições

“O QUE NOS LEVA A ALGUM LUGAR” | SANTIAGO POOTER

A exposição do artista Santiago Pooter, com curadoria de Anelise Valls, apresenta uma série que aborda a memória urbana-social e o estético-político da fachada de edificações. Os trabalhos, em sua maioria, feitos a partir da extração de cartazes das ruas de Porto Alegre, revelam rostos e corpos humanos rasgados, fragmentados e deturpados, ao mesmo tempo em que escondem e esquecem identidades. Fotografias também estão presentes, e trazem para diante aquilo que não se mostra, mistério insondável, captura de silêncios e desgastes, sobras de qualquer cidade contemporânea. O jogo que acontece neste descame urbano permite perguntar. O que está em obra na obra de arte? Santiago Pooter produz saídas do estado encoberto para o estado do desvelamento. Trata-se de pensar a obra como um acontecer: o que nos leva a algum lugar; é o próprio desvelamento da obra que instaura um lugar outro, que possibilita uma verdade, um acontecimento. O lugar está posto em obra, que se mantém em vigente permanência e transfiguração. Este lugar é possível na desocultação, no instalar de um sítio que perpassa o encobrimento do habitual sobre o inabitual originário. O convite está feito: distinguir e confrontar um lugar onde nunca se esteve antes.

“CORPO OCULTO” | ELISA ZATTERA

A exposição Corpo Oculto de Elisa Zattera, com curadoria de Mario Cladera, traz obras que, apesar do caráter abstrato, carregam em seu dinamismo a lembrança do corpo. Deixar envolver-se pela harmonia das formas, que incorporam ares de mistério, com nosso olhar instigado a percorrer movimentos da linha, que ora é parte de dentro, ora é parte de fora. Nesse conjunto os vazios preenchem o espaço mais do que a matéria.

“SACADA CULTURAL” | CRIS EIFLER E DANI CEZAR

Como podemos reinserir a pluralidade em um contexto de censura e intolerância? Romantizar o ódio como forma de argumento, sucatear o que é público, retirar direitos. O que isso revela sobre nós? É isso que viemos reivindicar. Uma exposição de arte, uma exposição de corpos. Sacada cultural é um exercício de reflexão sobre arte e sociedade.

“COOPERAÇÃO” | TOMAS BARTH

A exposição COOPERAÇÃO parte de uma reflexão do artista Tomas Barth sobre nossa sociedade, atenta e em largo desenvolvimento na área da comunicação, mas com um longo caminho a percorrer em relação à preservação do planeta como uma cultura coletiva. Para Barth a sociedade em geral ainda é muito individualista e pouco cooperativa, apesar de várias iniciativas neste sentido.

#AnotaAí

Primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 da Galeria Espaço IAB

  • Dia: de 30 de maio a 1º de julho de 2019
  • Horário: Inauguração (30/05) – 19h | Visitação (até 01/07) – das 13h30 às 18h
  • Local: Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
  • Entrada franca
  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*