Eventos

IAB RS promove primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 em Porto Alegre

S’obra VIII, de Santiago Pooter, é uma obras da mostra “O que nos leva a algum lugar”. Crédito: GABRIEL DAITZCHMAN/DIVULGAÇÃO/JC

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) inaugura nesta quinta-feira (30/05) o primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 na Galeria Espaço IAB (Rua General Canabarro, 363) em Porto Alegre. O coquetel de abertura começa a partir das 19h. A visitação é gratuita e permanece até o dia 1º de julho, das 13h30 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Exposições

“O QUE NOS LEVA A ALGUM LUGAR” | SANTIAGO POOTER

A exposição do artista Santiago Pooter, com curadoria de Anelise Valls, apresenta uma série que aborda a memória urbana-social e o estético-político da fachada de edificações. Os trabalhos, em sua maioria, feitos a partir da extração de cartazes das ruas de Porto Alegre, revelam rostos e corpos humanos rasgados, fragmentados e deturpados, ao mesmo tempo em que escondem e esquecem identidades. Fotografias também estão presentes, e trazem para diante aquilo que não se mostra, mistério insondável, captura de silêncios e desgastes, sobras de qualquer cidade contemporânea. O jogo que acontece neste descame urbano permite perguntar. O que está em obra na obra de arte? Santiago Pooter produz saídas do estado encoberto para o estado do desvelamento. Trata-se de pensar a obra como um acontecer: o que nos leva a algum lugar; é o próprio desvelamento da obra que instaura um lugar outro, que possibilita uma verdade, um acontecimento. O lugar está posto em obra, que se mantém em vigente permanência e transfiguração. Este lugar é possível na desocultação, no instalar de um sítio que perpassa o encobrimento do habitual sobre o inabitual originário. O convite está feito: distinguir e confrontar um lugar onde nunca se esteve antes.

“CORPO OCULTO” | ELISA ZATTERA

A exposição Corpo Oculto de Elisa Zattera, com curadoria de Mario Cladera, traz obras que, apesar do caráter abstrato, carregam em seu dinamismo a lembrança do corpo. Deixar envolver-se pela harmonia das formas, que incorporam ares de mistério, com nosso olhar instigado a percorrer movimentos da linha, que ora é parte de dentro, ora é parte de fora. Nesse conjunto os vazios preenchem o espaço mais do que a matéria.

“SACADA CULTURAL” | CRIS EIFLER E DANI CEZAR

Como podemos reinserir a pluralidade em um contexto de censura e intolerância? Romantizar o ódio como forma de argumento, sucatear o que é público, retirar direitos. O que isso revela sobre nós? É isso que viemos reivindicar. Uma exposição de arte, uma exposição de corpos. Sacada cultural é um exercício de reflexão sobre arte e sociedade.

“COOPERAÇÃO” | TOMAS BARTH

A exposição COOPERAÇÃO parte de uma reflexão do artista Tomas Barth sobre nossa sociedade, atenta e em largo desenvolvimento na área da comunicação, mas com um longo caminho a percorrer em relação à preservação do planeta como uma cultura coletiva. Para Barth a sociedade em geral ainda é muito individualista e pouco cooperativa, apesar de várias iniciativas neste sentido.

#AnotaAí

Primeiro Ciclo de Artes Visuais de 2019 da Galeria Espaço IAB

  • Dia: de 30 de maio a 1º de julho de 2019
  • Horário: Inauguração (30/05) – 19h | Visitação (até 01/07) – das 13h30 às 18h
  • Local: Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
  • Entrada franca
MAIS SOBRE: IAB RS Exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo