Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » IAB Nacional realiza 158ª reunião do Conselho Superior

IAB Nacional realiza 158ª reunião do Conselho Superior

Print Friendly, PDF & Email

Realizado de forma online, o encontro registrou a participação de 100% dos departamentos ativos do Instituto de Arquitetos do Brasil.

O combate ao novo coronavírus (COVID-19) exigiu adaptações de todos os setores e profissões. Com a Arquitetura e Urbanismo não foi diferente. No entanto, como forma de cumprir a agenda e reforçar a importância da manutenção do diálogo e da valorização profissional, sem abrir mão de seguir as orientações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, o Instituto de Arquitetos do Brasil realizou de forma online a 158ª reunião do Conselho Superior (COSU).

Originalmente agendada para ocorrer em Brasília nos dias 16, 17 e 18 de abril, para coincidir com os 60 anos da capital federal, comemorados em 21 de abril, a reunião foi transferida para o formato não presencial e realizada nesses mesmos dias por meio de aplicativo web. Muito bem avaliada pelos participantes, a reunião contou com 87,93% dos conselheiros presentes (102 de 116 possíveis) e a participação de 100% dos departamentos ativos do IAB.

Atualmente, o IAB conta com 19 departamentos ativos no Brasil, nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

O IAB tem 116 conselheiros em seu Conselho Superior, composto pelos ex-presidentes nacionais, atuais presidentes dos departamentos e de dois a nove conselheiros eleitos por estado. O IAB RS, além do presidente do departamento gaúcho, arquiteto e urbanista Rafael Passos, tem seis conselheiros titulares e seus suplentes. Alguns membros do Conselho Superior do IAB também fazem parte do CAU/RS, como o presidente Tiago Holzmann da Silva, o Conselheiro Federal eleito pelo RS, Ednezer Rodrigues, e os conselheiros do CAU/RS Roberta Edelweiss, Emílio Merino e Oritz Campos.

“O IAB demonstrou grande capacidade de adaptação ao manter a reunião nacional programada migrando eficientemente para o formato web. Isso permitiu uma participação recorde de todos os departamentos e quase a totalidade dos conselheiros, demonstrando a grande vitalidade da entidade, além de sua renovação e rejuvenescimento. Destaco a paridade de gênero com 50% de mulheres tanto nas diretorias como no plenário do COSU, assim como o destaque dado aos temas da atualidade de enfrentamento ao coronavírus a partir de ações concretas em ATHIS, promoção da profissão e na qualificação do ensino”, afirmou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

“Um grande desafio em vários aspectos. Mais de 100 conselheiros e conselheiras dos departamentos estaduais do IAB tratando de pautas internas, das grandes questões da profissão e também de ações emergenciais ante a crise global que se instalou e tem grande impacto na vida das pessoas, sobretudo, nas populações urbanas em cidades brasileiras cuja realidade é marcada pela grande desigualdade socioespacial, pela precariedade habitacional e de infraestrutura e serviços, agravando os efeitos da pandemia sobre a vida dos mais pobres”, apontou o presidente do IAB RS, Rafael Passos.

“Foi um evento histórico. O IAB Nacional está de parabéns, assim como todos que participaram. A reunião remota é um instrumento que pode otimizar cada vez mais as ações do IAB, em nível regional e nacional, e nos rincões onde o IAB possa não estar presente. A participação expressiva de conselheiros, titulares e suplentes, mostra que a reunião por vídeo conferência é um modelo que deve ser seguido e podemos utilizar cada vez mais. Foi um evento que deliberou ações importantes para este momento que vivemos e também em que, mais uma vez, o IAB conseguiu mostrar o seu papel de agente social”, declarou o Conselheiro Federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Ednezer Rodrigues.

“Foram quatro turnos de intensos e extensos trabalhos e discussões extremamente pertinentes ao momento o qual estamos vivenciando no país e no mundo. Como ponto alto, destaque para a transmissão ao vivo ocorrida no sábado, foi histórica. A sensação de participar de uma rede de mais de 100 pessoas, todas dedicadas a pensar em favor dos arquitetos, da Arquitetura, das cidades e das pessoas. É motivante e nos dá a certeza de não estarmos sozinhos em tempos difíceis”, destacou o Conselheiro do CAU/RS, Oritz Campos.

“O 158º Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil foi um evento histórico para a categoria reunindo mais de 100 arquitetos urbanistas representantes de todo o Brasil. A preocupação e sensibilidade social da categoria fez dessa reunião um evento cheio de propostas técnicas, para uma solução à pandemia da COVID-19, desde ter cidades mais saudáveis, humanas e solidárias”, afirmou o Conselheiro do CAU/RS, Emílio Merino.

A reunião foi a primeira após a posse de novas diretorias e conselhos dos departamentos.

 

Confira os temas que compuseram a pauta da 158ª reunião do Conselho Superior:

Reunião de presidentes; questionário de diagnóstico da entidade; criação da Comissão Extraordinária de Equidade de Gênero; relatos e encaminhamentos relativos às representações nacionais e internacionais: UIA, FPAA, CIALP, IPHAN, CNIC, Conselho das Cidades; relatos e encaminhamentos relativos aos eventos promovidos pelo IAB: UIA2021RIO, 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, 22º Congresso Brasileiro de Arquitetos; Prêmio e Comendas com a aprovação do Colar do IAB para Dora Alcântara; Eleições para a Direção Nacional do IAB; Eleições do CAU; Reuniões, relatos e encaminhamentos das Comissões Regimentais (Exercício Profissional, Administração Geral, Política Urbana e Ensino) e Extraordinárias (Equidade de Gênero e Centenário do IAB); discussão sobre conjuntura e encaminhamento de propostas frente à pandemia; apresentação e aprovação de Moções e Resoluções.

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*