Entidades

Fórum das Entidades realiza primeiro encontro de 2021

Novo edital do Nenhuma Casa sem Banheiro foi um dos destaques da reunião.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou, no dia 16 de abril, a primeira reunião de 2021 do Fórum das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. Este foi também o primeiro encontro dos integrantes do Fórum com a nova gestão do CAU/RS, eleita para o mandato 2021-2023. Em respeito aos protocolos de prevenção da COVID-19, a reunião foi virtual.

A primeira pauta do dia foi a apresentação do Plano de 100 Dias do CAU Brasil, realizada pelo Conselheiro Federal eleito pelo CAU/RS, Ednezer Flores. O plano inclui temas prioritários a todos os CAU/UF, como melhorias no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU); a fiscalização; a aproximação entre o Fórum de Entidades, o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Fórum de Presidentes; a harmonização na relação entre Conselho e entidades externas, como o Congresso Nacional, e o ensino. 

Na sequência, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, e a vice-presidente Evelise Jaime de Menezes, apresentaram a Plataforma de Gestão 2021-2023, que reúne os em cinco dimensões os compromissos dos conselheiros e conselheiras com os profissionais de Arquitetura e Urbanismo nos próximos três anos: Sociedade, Instituições, Mercado, Ensino e Estrutura. 

A pauta da reunião também incluiu a apresentação dos projetos especiais e dos editais de Apoio e Patrocínio do CAU/RS, aprovados recentemente na Plenária do Conselho. Os projetos foram abordados pelo Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares, enquanto o Gerente Geral, Tales Volker, explicou sobre como prazos e funcionamento dos editais. 

A assessora técnica do Gabinete de ATHIS, Sandra Becker, apresentou o edital do Nenhuma Casa sem Banheiro para a Região Metropolitana de Porto Alegre, lançado recentemente, após a assinatura de Termo de Cooperação entre Conselho e Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP). A expectativa é levar o projeto a 30 municípios, atendendo cerca de 300 famílias. 

Calendário e novo representante do Fórum

Antes do encerramento, foi realizada a eleição do novo representante do Fórum das Entidades no Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU CAU/RS). O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Brasil | Núcleo RS será o representante titular até setembro, quando então assumirá o IAB RS Núcleo Erechim. As próximas reuniões do Fórum das Entidades devem ocorrer nos meses de junho, julho, setembro e outubro. Nesses dois últimos meses, também está prevista a inauguração dos Escritórios Regionais do CAU/RS em Passo Fundo e Caxias do Sul, respectivamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023-2025

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado

Pular para o conteúdo