Sem categoria

#FicaDicaCAURS: museus virtuais, literatura e cinema sem sair de casa

Confira as dicas do CAU/RS para consumir arte e cultura e aproveitar com mais qualidade o período de quarentena.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) dá continuidade à série #FicaDicaCAURS com conteúdos culturais, dicas de cursos e de organização do teletrabalho, entre outros temas, para auxiliar arquitetos e urbanistas neste período de quarentena.

Começamos com a agenda de shows e festivais para curtir até o final de março. Agora vamos com algumas dicas de museus virtuais, livros para baixar, cinema, filmes e séries para assistir de graça e sem sair de casa.

 

Museus

O Google Arts & Culture reúne as principais exposições, onde é possível ver obras de arte com zoom de forma detalhada e navegar por milhares de histórias, fotos, vídeos e manuscritos. 

No Brasil, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece visitas virtuais a exposições. O tour pode ser feito pelo site do MON. É possível percorrer os corredores do museu e entrar nas seis salas de exposição em cartaz e nas mais de 170 exposições que já passaram pelo museu desde 2010.

Além disso, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo (SP), e o Museu Casa de Portinari, de Brodowski (SP), também contam com um acervo virtual.

História na palma da mão:

Além de obras, o Museu Metropolitano de Nova York vai oferecer uma agenda musical de transmissão online de óperas com uma programação que vai até 22 de março. 

 

Literatura

  • A L&PM está liberando desde 17 de março um e-book grátis por dia em seu site e em lojas parceiras, além de oferecer desconto de 30% em todo o catálogo digital. A divulgação da obra do dia acontece nas redes sociais e no site da editora. Siga @lepmeditores e saiba mais.
  • Outras opções para quem gosta de baixar ou ler online são os sites Lê Livros, que conta com um rico acervo bibliográfico, e o Baixe Livros, com vários títulos de domínio público disponíveis.
  • Além disso, a Biblioteca Digital do CAU/RS segue com download disponível de todas as obras patrocinadas pelo Conselho. São livros autorais de Arquitetura e Urbanismo e também cartilhas orientativas produzidas pelo CAU/RS.

 

Cinema

  • A Casa de Cinema de Porto Alegre liberou 20 filmes do seu acervo. O projeto Fique na Casa tem obras dirigidas por Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Márcio Schoenardie e Fiapo Barth.
  • A Spcine, empresa de fomento ao cinema da prefeitura de São Paulo, liberou o acesso por 30 dias ao conteúdo de sua plataforma de streaming, Spcine play. O catálogo tem filmes de Zé do caixão, Hector Babenco e Tata Amaral, entre outros cineastas brasileiros, e vai transmitir shows e espetáculos da programação cultural de São Paulo simultaneamente à realização dos eventos.
  • O Globoplay disponibilizou parte de seu conteúdo para não-assinantes. Entre eles, estão mais de 20 filmes da Disney, além de 30 títulos infantis.

Sabe de mais algum site ou plataforma relacionada ao tema? Contribua e deixe seu comentário. 

 

2 respostas

  1. Olá! Boa tarde! Tudo bem? Gostaria de saber onde encontro um museu virtual de literatura brasileira .
    Meu nome é Elis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo