Home » Notícias » Destaques, Notícias CAU/BR, Notícias CAU/RS » Eventos do CAU Brasil no UIA2021RIO serão transmitidos ao vivo!

Eventos do CAU Brasil no UIA2021RIO serão transmitidos ao vivo!

Print Friendly, PDF & Email

Atividades incluem lançamento de exposição virtual e apresentação de vídeo sobre o Nenhuma Casa sem Banheiro em Lajeado.

O 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO chega ao seu ponto máximo na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de julho. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil, com organização a cargo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá seis atividades durante o evento global, com transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal do Conselho no YouTube. A agenda do CAU Brasil durante o UIA2021RIO incluir um seminário internacional com presidentes de entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo; debates sobre educação, Assistência Técnica sobre Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o futuro das cidades; a cerimônia de premiação do CAU Educa e o lançamento de um manifesto em defesa da moradia digna para todos. O CAU Brasil participará, ainda, de outros dois debates: um sobre o mundo do trabalho, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e outro sobre filmes apresentados no congresso.

Apresentação do Nenhuma Casa sem Banheiro

Durante todo congresso, serão exibidos 11 vídeos produzidos pelo CAU Brasil. Entre eles, o andamento do projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro na cidade de Lajeado, integrando os casos exemplares sobre a implementação da Lei de ATHIS no Brasil. Também serão apresentados os casos de Diadema/SP (Loteamento Canhema II, primeiro projeto patrocinado pelo CAU Brasil), Rio de Janeiro (“Ocupação Congo”, do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades), Maceió/AL (Novas Grotas, programa do governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat, com projeto patrocinado pelo CAU/AL), Conde/PB (patrocinado pelo CAU/PB) e Brasília (São Sebastião, apoiado pelo CAU/DF).

Outros cinco vídeos abordam a política de equidade de gênero do CAU Brasil (“Mulheres na Arquitetura e nas Cidades”) e projetos destacados em campanhas institucionais de valorização da Arquitetura e Urbanismo, como “a casa de Dona Dalva” , em São Paulo (do escritório Terra & Tuma); Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro (de Demetre Anastassakis); Hospital Sarah Fortaleza, em Fortaleza/CE (de João Filgueiras Lima -Lelé); Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá/MT (de José Afonso Boruta Portocarrero) e Conjunto Habitacional da Rocinha, no Rio de Janeiro/RS (de Jorge Mário Jauregui) e Parque Mangal das Garças, em Belém/PA (de Rosa Kliass).

Também como parte da participação do CAU Brasil no congresso, dia 15 de julho será lançada a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, com mais de 100 projetos e trabalhos relacionados com a temática “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”. Confira abaixo alguns destaques da programação do CAU Brasil durante o UIA2021RIO. Para mais informações, clique aqui.

 

18 de julho

8h30 | Cerimônia de Abertura (Palco Mundo)

Participação: Sérgio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO; Thomas Vonier, Presidente da União Internacional de Arquitetos; Maria Elisa Baptista, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Oskar Metsavaht, representante do Comitê de Honra do UIA2021RIO; Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro; Nadia Somekh, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e Eleonora Mascia, Presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas.

17h às 19h | Mesa 1 – MUNDO DO TRABALHO: transformações no espaço das relações contemporâneas. Participação: Daniela Sarmento, Alfredo Campos, Clemente Ganz, Roberto Veras, Clara Ant e Ricardo Antunes. Mediação: Eleonora Mascia.

 

19 de julho

16h às 18h – EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • MÓDULO 1: “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”. Participação: Valter Caldana, Ana Maria Goés e Helena Andrade. Mediação: Gogliardo Maragno
  • MÓDULO 2: “A Profissão e a Sociedade”. Participação: Ana Cláudia Cardoso, Ângelo Marcos Vieira de Arruda e Maribel Aliada. Mediação: presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva

16h às 18h – Cerimônia de premiação do CAU Educa

20h – Debate sobre filmes exibidos no congresso, entre eles, “Habitação Social: uma Questão de Saúde Pública”, concebido pela Comissão de Política Profissional do CAU Brasil, dirigido por Paulo Markun; e “A Bolsa ou a Vida”, produzido pela FNA, dirigido por Silvio Tendler

 

20 de julho

16h às 18h – ATHIS

  • MÓDULO 1: “Históricos e Desafios para uma Política Continuada”, com lançamento do “Manifesto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em Defesa de Moradia Digna para todos – Um Projeto para o CAU e para o Brasil” . Participação: Cristina Barreiros, Newton Burmeister e Luiz Eduardo Sarmento. Mediação: Maíra Rocha
  • MÓDULO 2: “Experiências e Boas Práticas”. Participação: Socorro Leite, Patrícia Oliveira, Ivanete Carpes Ramos e Clarice de Oliveira. Mediação: Ormy Hütner Jr.

 

21 de julho

14h – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DAS ENTIDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO

17h às 19h – A CIDADE E O FUTURO

  • MÓDULO 1: “Estatuto da Cidade” com a apresentação do documentário ”20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”. Participação: Luciana Schenk, Walter Linzmeyer, Nicole Brazeiro e Paulo Eduardo Ribeiro. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira
  • MÓDULO 2: “O Alcance da Política Urbana”. Participação: Valeska Peres Pinto, Miriam Addor e Jeferson Dantas Navolar. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

 

22 de julho | Encerramento

Perdeu a transmissão ao vivo? As gravações desses eventos serão disponibilizadas no canal do CAU Brasil YouTube, a partir do dia 23 de julho.

Para ter acesso a todos os conteúdos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos é necessária a inscrição no site: www.uia2021rio.archi

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*