Concursos

Estudante premiado no concurso de ideias Casa Saudável – Cidade Saudável recebe reconhecimento internacional

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Luan Fontes venceu concurso com projeto social feito com contêineres.

O estudante brasileiro Luan Fontes, da Universidade do Porto, em Portugal, que foi um dos vencedores do concurso de ideias Casa Saudável, Cidade Saudável, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), recebeu mais duas premiações internacionais. O projeto modular composto por contêineres oferecia uma solução arquitetônica e urbanística para inovação ou melhoria em diferentes escalas e espaços de vivência em áreas urbanas. O objetivo era propiciar qualidade de vida nas cidades a partir da nova realidade que a pandemia impôs à sociedade.

Além da categoria “Equipamentos Públicos”, do concurso Casa Saudável – Cidade Saudável, a proposta também foi reconhecida com o segundo lugar na categoria “Projetos sustentáveis e design verde” na premiação internacional A’ Design Awards e com menção honrosa na categoria “Design arquitetônico” na premiação internacional Design Educates Awards.

O projeto propõe a inserção de 42 contêineres de 20 pés tratados com isolamento térmico na Ilha dos Frades, no Rio de Janeiro. Totalizando um espaço construído de 620m², o objetivo é atender a duas necessidades locais: uma escola de dança e a construção de três moradias sociais emergenciais, que serviriam de abrigo temporário para os moradores.

Como resultado, o projeto possui um sistema estrutural 85% mais leve que a alvenaria usual e que leva a metade do tempo para ser executada, quando comparada a outro edifício comum. Já na comunidade, graças ao espaço maior disponível para a área cultural, seria possível dobrar o número de crianças atendidas pela escola de dança. Já as moradias forneceriam não apenas abrigo temporário às três famílias locais, mas também poderiam servir de abrigo a outras famílias no futuro.

Fonte: ArchDaily

 

Conheça os outros vencedores do Concurso de Ideias Casa Saudável – Cidade Saudável

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em concurso

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Pular para o conteúdo