Fiscalização

Pregão é anulado após ação do CAU/RS

O Pregão Presencial nº 018/2020 da Prefeitura de Vila Maria não previa a participação de empresas com registro no CAU/RS.

Mais uma conquista em defesa da profissão! O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) conseguiu a anulação do Pregão Presencial nº 018/2020 da Prefeitura Municipal de Vila Maria, que tinha como objeto a prestação recorrente de serviços técnicos diversos, envolvendo tanto atividades de Engenharia quanto de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, eram aceitas somente pessoas jurídicas com registro no CREA-RS, compostas por empregados engenheiros civis e arquitetos e urbanistas. 

O edital foi impugnado considerando que empresas com registro no CAU/RS também poderiam participar, desde que também possuam empregados de ambas as áreas de formação. Além disso, os serviços que se buscavam contratar são de cunho predominantemente intelectual. Dessa forma, impugnou-se também a adoção equivocada da modalidade pregão, utilizada para bens e serviços de natureza comum.

A impugnação foi aceita pelo prefeito ‎Maico Serafini Betto e o pregão anulado, conforme documento publicado no site da Prefeitura.

 

Cada arquiteto um fiscal da profissão

Em 2019, o CAU/RS lançou a campanha Cada arquiteto um fiscal da profissão, que incentiva a realização de denúncias por parte da população e dos arquitetos e urbanistas. As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa (cerca de 200% no comparativo entre 2017 e 2019), principalmente por meio do trabalho da equipe do CAU Mais Perto. Com o apoio da população, o objetivo é aumentar também o número de denúncias cadastradas. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Transparência: confira o balanço da fiscalização de março

Transparência: confira o balanço da fiscalização de fevereiro

Pular para o conteúdo