Sem categoria

Drones cedidos pelo CAU/RS auxiliam SOP no censo habitacional e regularização fundiária

A parceria firmada em agosto de 2019 cedeu drones do Conselho para a Secretaria Estadual de Obras e Habitação.

Há um ano o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP) assinaram o Termo de Cessão de Uso de Bens Móveis. O CAU/RS cedeu drones para uso da Secretaria em ações relacionadas à regularização fundiária no Rio Grande do Sul.

Nesse período um importante trabalho foi feito pela Secretaria, como pode ser observado nas imagens:

Em um primeiro momento, os drones foram usados no censo de habitação. Por meio de fotos panorâmicas foi possível realizar um diagnóstico de loteamentos irregulares. O material compõe um livro fotográfico com a atual conjuntura dos loteamentos irregulares, sejam eles particulares, do município, do estado ou da União.

O equipamento cedido pelo Conselho também foi utilizado para o levantamento topográfico dos terrenos com vistas à regularização fundiária dessas áreas. O assessor de gabinete da SOP, Wagner Motta, destaca que “os drones têm uma capacidade sensorial de buscar altitude e longitude. São informações técnicas que, se processadas em software adequado, podem ser utilizadas na elaboração da planta altimétrica”.

Assim, os drones auxiliam o Governo do Estado tanto no censo habitacional quanto no levantamento topográfico para regularização fundiária. Em contrapartida, a Secretaria Estadual de Obras e Habitação, na figura do Secretário José Stédile, tornou-se importante parceira institucional do CAU/RS, com apoio em ações como o programa Casa Saudável e o projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro, que irá beneficiar até 11 mil famílias gaúchas com o projeto de melhoria e construção de banheiros e saneamento básico nas habitações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo