Eventos

Dia do Patrimônio é comemorado com atividades em diversas cidades gaúchas

Mercado Público de Porto Alegre. Crédito: Joel Vargas/PMPA

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado em todo o país no dia 17 de agosto, em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Para reforçar a importância do tema, o Governo do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto também como Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Com isso, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac/RS) convida os municípios, instituições, coletivos governamentais e não-governamentais a promover atividades como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial, entre outras. Como sugestão, a Sedac divulgou uma lista com propostas de ações que podem ser desenvolvidas.

Programação

Conversas do Dia do Patrimônio

Em Pelotas, as Conversas do Dia do Patrimônio antecedem o evento que ocorre de 16 a 18 de agosto. A programação inclui debates no dia 24 de julho sobre imigração e identidade palestina em Pelotas, no dia 31 de julho sobre o imigrante português na construção social pelotense e no dia 07 de agosto sobre Kanimambo e outras resistências senegalesas na cidade. O tema do Dia do Patrimônio Cultural é Etno Cidade Pelotas.

Percursos Comentados

Também nesta semana, acontece em Porto Alegre o Percursos Comentados. No dia 24, o Percurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural tem saída às 10h do Largo Jornalista Glênio Peres, no Mercado Público de Porto Alegre, em frente ao portão de entrada do Mercado. A caminhada passa pela Pinacoteca Rubem Berta, Praça da Matriz e Theatro São Pedro, prédios legislativos, Biblioteca Pública do Estado, Rua da Ladeira, Praça da Alfândega, Margs, Memorial e Santander até o Marco Zero de Porto Alegre, Sepúlveda e Pórtico Central do Cais.

Espaço Iphae – Patrimônio RS

No dia 25 de julho, inaugura o Espaço Iphae – Patrimônio RS no Solar Conde de Porto Alegre, onde está localizada a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) na capital. O Espaço terá como missão oferecer à comunidade atividades de referência na salvaguarda, gestão e difusão do Patrimônio Cultural, promovendo seu reconhecimento, democratização e apropriação pela diversidade de coletivos sociais.

Dia do Patrimônio Cultural – Encontro de Reflexão

Porto Alegre Praça Marechal Deodoro
Praça Marechal Deodoro. Crédito: Brayan Martins/PMPA

No dia 16 de agosto, manhã e tarde, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realiza o Encontro de Reflexão do Dia do Patrimônio Cultural no Auditório do Palácio do MPRS em Porto Alegre (Praça Marechal Deodoro, 110). O evento promove palestras e debates para pensar o patrimônio cultural, sua importância e políticas públicas de preservação.

3ª Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre

Do dia 17 ao dia 24 de agosto, ocorre a 3ª Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre. A programação inclui ações como Viva Porto Alegre a Pé, rodas de conversa, visita aos chalés do Arquivo Histórico, à Cinemateca Capitólio e ao Museu de Porto Alegre, abertura da exposição “Monumentos & Arte: a história da cidade em risco”, lançamento do Livro “Memória da Amnésia: políticas do esquecimento”, de Giselle Beiguelman, exibição de Filme sobre Um Bom Fim (Direção Boca Migotto, 1h28min, 2005), seminários, oficinas e workshops. Confira a programação completa.

Viagem ao Passado Presente

Nos dias 17 e 18 de agosto, às 15h, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, de Porto Alegre, promove a ação educativa Viagem ao Passado Presente. O público terá uma experiência de imersão no contexto dos cinemas de Rua da Rua da Praia nos anos 1920 e 1930 por meio de mediação e ação teatralizada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br.

I Seminário Internacional sobre Patrimônio Histórico

De 04 a 06 de setembro, a Associação Victorino Fabião Vieira promove o I Seminário Internacional sobre Patrimônio Histórico no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Sala II (Av. Paulo Gama, 110). Confira a programação completa. Ingressos à venda no site: http://bit.ly/2y7wobn.

Patrimônio e Memória em Risco: Os Desafios do Século XXI

Nos dias 21 e 22 de outubro, ocorre a 7ª edição do evento Dos Ofícios de Clio promove o debate sobre Patrimônio e Memória em Risco: Os Desafios do Século XXI na Unisinos – Campus São Leopoldo. O encontro propõe congregar discussões e promover o debate sobre a situação dos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais, bem como suas dinâmicas e relações. Confira a programação completa.

XX Congresso da SAB e I Simpósio de EducAção para o Patrimônio

A programação segue em novembro em Pelotas, com o XX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) com o tema “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”, do dia 04 ao dia 08, e com o I Simpósio de EducAção para o Patrimônio, no dia 20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo