Sem categoria

Deputado Júlio Lopes pede indicações ao Prêmio Lúcio Costa

julio_lopes
Deputado Julio Lopes

 

O deputado federal Júlio Lopes (PP/RJ), criador do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, pediu ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) que colaborasse com os membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) no sentido de indicar nomes de entidades, pessoas jurídicas e personalidades que possam receber a homenagem. A solicitação foi feita durante o 3º Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, que aconteceu nos dias 9 e 10 de julho, na Câmara dos Deputados.

 

Os concorrentes serão indicados pelos parlamentares integrantes da CDU. Cada deputado poderá escolher até três nomes de entidades ou pessoas jurídicas e até três nomes de personalidades ligadas ao tema do prêmio. Os vencedores serão aqueles que obtiverem o maior número de votos apurados. As indicações deverão ser encaminhadas à Comissão até o dia 10 de agosto. A cerimônia de premiação acontecerá no Salão Nobre da Câmara dos Deputados no dia 6 de outubro.

 

“O prêmio tem como objetivo valorizar os arquitetos, os responsáveis pelo planejamento das cidades, nas perspectivas da habitação, transporte e saneamento. Estamos instituindo (o prêmio) com o apoio da Presidência da Casa. São os deputados quem votam, mas gostaríamos muito que os senhores arquitetos, que conhecem o tema, pudessem sugerir os nomes e dar uma ajuda à comissão”, afirmou Júlio Lopes.

 

A iniciativa foi parabenizada pelo presidente do IAB, Sérgio Magalhães. “O Conselho Superior do IAB (COSU) vai se reunir no final deste mês em São Paulo. Vou levar o pedido e tenho certeza que será muito bem acolhido”, disse Sérgio Magalhães.

 

Instituído pelo requerimento número 38 de 2015, de autoria do deputado federal Júlio Lopes, o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação será promovido anualmente pela CDU, sempre na segunda semana de outubro, quando se comemora o Dia Nacional de Urbanismo. O prêmio leva o nome de Lúcio Costa, um dos principais ícones do modernismo brasileiro e mundialmente conhecido pelo Plano Piloto de Brasília.

 

* Com informações do IAB

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo