ATHIS

Curso ATHIS na Prática: o sucesso da primeira edição!

Uma dezena de municípios do interior gaúcho, além de outros estados, como Bahia e Rio Grande do Norte, marcaram presença ao longo dos três dias de capacitação em ATHIS. 

A ATHIS tem que ser feita na comunidade, com a comunidade e para a comunidade. Essa foi uma das mensagens reforçadas ao longo dos três dias em que foi realizado o curso ATHIS na Prática, uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O objetivo principal foi sensibilizar e preparar as gestões municipais para a implementação da política habitacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) dentro da sua realidade. Três grandes nomes da atuação nacional em Assistência Técnica foram os facilitadores dos cursos: os arquitetos e urbanistas Flávio Tavares, Gilson Paranhos e Luiz Sarmento.

“Trouxemos pessoas que já fizeram ATHIS na prática, no âmbito da administração pública. Estamos muito satisfeitos com o sucesso dessa 1ª edição e já temos lista de espera para um novo encontro”, destaca o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. 

Profissionais de diversos municípios do interior do Rio Grande do Sul e também de outros estados, como Bahia e Rio Grande do Norte, vieram a Porto Alegre especialmente para o curso. 

 

Vivências de Brasília e do Conde

Para inspirar os participantes a elaborar projetos que sejam compatíveis com a realidade de seus municípios, os professores trouxeram uma bagagem rica em experiências. Gilson Paranhos e Luiz Sarmento compartilharam as vivências com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Do planejamento à criação de postos, passando pela aproximação e atendimento às famílias, eles mostraram a importância de ir a campo. Flávio Tavares, por sua vez, contou sobre a implementação da ATHIS no Conde (PB). “Acredito que o Estado possa promover muita revolução, se bem administrado. O CAU é um braço do Estado, mas é também um provocador. Eu entendo o curso como uma virada de chave, porque agora nos aproximamos ainda mais de vocês, para que levem a ATHIS para suas cidades”, afirmou Tavares.

Para preparar o curso, os três participaram de uma série de reuniões iniciadas ainda no mês de abril. “É uma alegria estar aqui. Os encontros que tivemos ao longo desses meses também foram um momento muito importante de reflexão sobre caminhos possíveis”, contou Sarmento. “A questão da ATHIS começa a aparecer, mesmo com diferenças regionais e locais, e a presença do CAU é de suma importância, porque ele viabiliza a ATHIS para o Brasil todo. Nós falamos em municípios, mas o foco, na verdade, são as pessoas”, afirmou Paranhos. 

 

Introdução, transformação e prática

Cada um dos três dias contou com uma proposta específica. Na terça-feira, os ministrantes do curso fizeram um resgate da teoria e da história sobre a Lei Federal nº 11.888/2008, destacando o papel fundamental de protagonistas como Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam) e Zezéu Ribeiro (in memoriam). Na quarta-feira, os participantes foram questionados sobre como transformar a ATHIS em política pública e, por fim, na quinta-feira, último dia do curso, todos foram convidados a colocar a mão na massa! O convite para elaborar propostas de ATHIS e levar de volta ao seu município mobilizou todos os participantes a desenvolver iniciativas em grupo.

 

Perspectivas para o futuro

De Canguçu, a arquiteta e urbanista Josiane Retzlaff conta ter aprendido um pouco sobre ATHIS ainda nos anos de faculdade. “Estou aqui para ver na prática, entender como funciona no dia a dia e ver como levar ações de volta para o meu município”, revelou. Diretamente do Rio Grande do Norte, a assistente social Cíntia de Carvalho e o arquiteto e urbanista Thiago dos Santos vieram buscar dados que possam auxiliar a ampliar a implementação de ATHIS em território potiguar. “Guamaré foi o primeiro município de lá a implementar a assistência técnica; viemos com a expectativa de aprender ainda mais, mas ainda são poucos os profissionais que atuam nessa área em nosso estado”, afirmaram.  

 

Novas edições: em breve!

De acordo com o Chefe de Gabinete do CAU/RS e responsável pela coordenação do Gabinete de ATHIS, Paulo Henrique Soares, o curso atingiu os objetivos propostos e abriu uma nova perspectiva de implementação da ATHIS como política pública para os municípios representados no evento. “O CAU/RS seguirá apoiando essas localidades para que tenhamos mais iniciativas exitosas no Rio Grande do Sul, e que as mesmas reflitam no atendimento das inúmeras famílias que necessitam de uma moradia digna, que é um direito constitucional. Esperamos que esses projetos permitam que profissionais de Arquitetura e Urbanismo possam, cada vez mais, atender essa parte da população brasileira, através das políticas públicas.”

Segundo a Assessora Técnica do Gabinete de ATHIS, Sandra Helena Becker, ao mesmo tempo em que os participantes revelaram o desejo de levar a ATHIS aos seus municípios, eles também apontaram as principais dificuldades, como a falta de profissionais habilitados no quadro da prefeitura local e a escassez de recursos. “Acredito, acima de tudo, que realizamos uma virada de chave nas ações de ATHIS do CAU/RS. A aproximação com técnicos e gestores municipais nos possibilitou reconhecer as dificuldades apresentadas pelos colegas que trabalham no setor público e, ao mesmo tempo, avaliar a participação do CAU no fomento da assistência técnica junto aos municípios.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

Pular para o conteúdo