Sem categoria

Célia Ferraz de Souza, há 50 anos no ensino da Arquitetura e Urbanismo

A arquiteta e urbanista formada pela Mackenzie (SP) trabalhou por dois anos na prefeitura de São Paulo antes de adotar o Rio Grande do Sul como morada definitiva. Célia Ferraz de Souza atua há 50 anos no ensino da Arquitetura e Urbanismo, com destaque para o programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da UFRGS, orientando diversos projetos e pesquisas relacionadas ao tema.

Célia foi eleita Arquiteta e Urbanista do Ano 2012 pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). Em depoimento ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a professora narrou sua trajetória profissional, destacando a crescente presença da mulher na academia e no mercado de trabalho. “Quando eu ingressei na FAU, na Mackenzie, eram 60 vagas e apenas 10 mulheres na turma. A partir da década de 1970, o cenário começou a mudar e hoje está completamente diferente”, disse.

No vídeo a seguir, ela destaca a diversidade de atuação no campo da Arquitetura e Urbanismo e a importância da leitura e do conhecimento multidisciplinar na formação profissional, além de dar um conselho às jovens profissionais e estudantes.

Acompanhe a série Especial Mês da Mulher 2020 do CAU/RS e o compilado de publicações para o Dia da Mulher no site do CAU/BR.

Facebook | Instagram

 

2 respostas

  1. Sou Engenheiro Civil ,ex-professor MecSolos , Mackenzie , década de 60 e Colega da Dra Celia ;Atualmente Velejador . poderiam lhe transmitir meus cumprimentos por tão bela Carreira e por continuar jovem , sob todos os aspectos . Gostei MUITO da entrevista . Que Deus continue a protegê-la e sua família . Att Armando de Oliveira “ Ney” . ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo