Sem categoria

CAU/RS reúne-se com Iphae e Secretaria Estadual da Cultura para planejar ações conjuntas

Renata Horowitz, Beatriz Araújo, Tiago Holzmann da Silva, Maria Teresa Peres de Souza, Oritz Adriano Adams de Campos e Fausto Leiria: planejando ações conjuntas. Foto: Divulgação

Na última terça-feira (12/02), o Presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, reuniu-se com a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e com a Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renata Horowitz. Também participaram da reunião o Coordenador da Comissão de Exercício Profissional e da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico, Oritz Adriano Adams de Campos, e a Presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul, Maria Teresa Peres de Souza, e o Chefe de Gabinete do CAURS, Fausto Leiria Loureiro.

No encontro, discutiu-se arquitetura como cultura e a importância da qualificação de licitações de contratos públicos. “O patrimônio de amanhã se constrói hoje, por isso a qualidade nos contratos públicos é tão importante”, afirmou o Presidente do CAU/RS.  Além disso, também foi prevista uma ação conjunta para a construção de uma base de dados digitalizada unindo informações do Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO) do Conselho e dados do Iphae, gerando alertas para que a Fiscalização do CAU/RS seja notificada quando ocorrer a emissão de documentos de responsabilidade técnica no entorno de imóveis acautelados. Essa parceria é uma ação pioneira no país e foi sugerida pela Comissão Temporária de Patrimônio Histórico do CAU/RS, criada em janeiro deste ano.

“A aproximação entre os dois órgãos é um grande avanço para as questões pertinentes à promoção e proteção do patrimônio cultural edificado no Rio Grande do Sul”, disse o coordenador da comissão, Oritz Adriano Adams de Campos. Segundo ele, a intenção do Conselho é possibilitar que todos os municípios do estado possam mandar a sua listagem de patrimônios e assim ter a colaboração na proteção e promoção dos bens tombados em nível municipal, estadual e federal na circunscrição do Estado do Rio Grande do Sul.

A Presidente do SAERGS, Maria Teresa Peres de Souza, representou as entidades que compõe o CEAU – Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS. Foi apresentada à secretária a composição do CEAU e mencionada a importância da sintonia das entidades na defesa dos temas da Arquitetura e Urbanismo. “O CEAU coloca-se à disposição para parcerias em ações de interesse da sociedade e dos arquitetos, em especial, nas questões ligadas ao patrimônio histórico, de forma que se possa otimizar a utilização dos recursos públicos”, salientou Maria Teresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo