Sem categoria

CAU/RS recebe a visita do vice-prefeito de Porto Alegre

O Presidente em Exercício do CAU/RS, Joaquim Haas, recebeu quinta-feira (23/06) pela manhã o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. No encontro também esteve presente o presidente da Carris, Sérgio Luiz Duarte Zimmermann.

Os principais pontos de pauta da reunião foram a importância da inovação tecnológica e da economia criativa para o desenvolvimento das cidades, o projeto de cidade do futuro – a Porto Alegre que queremos, os processos de tombamento para a preservação do Patrimônio Histórico, bem como a demora para aprovação de projetos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Corpo de Bombeiros. “Não é possível o município demorar mais de oito meses para analisar um projeto”, salientou o presidente do CAU/RS.

Sebastião Melo ao centro e Joaquim Haas à direita.

Haas também comentou sobre o relevante papel do arquiteto e urbanista para o desenvolvimento democrático das cidades. Zimmermann reiterou a fala do presidente destacando os projetos de mobilidade urbana, fundamentais para a melhoria da circulação de pedestres, bicicletas, carros, vans e ônibus nas vias públicas. Melo deu ênfase aos corredores de ônibus, que em horários de pico desafogam o trânsito e valorizam aqueles que utilizam o transporte coletivo.

A polêmica acerca da Ponte de Pedra, patrimônio histórico de Porto Alegre, também foi comentada. Haas defendeu o trabalho dos arquitetos e urbanistas envolvidos com a obra de restauração. “Tudo está sendo feito sob um padrão rigoroso, conforme os critérios internacionais e aceitos em todo o mundo de restauro de patrimônio”, salientou.

O vice-prefeito destacou que a obra é parte de um processo maior de revitalização da área. “Começou com a recuperação do Monumento aos Açorianos. Agora é a vez da Ponte dos Açores. A previsão é que uma terceira obra ocorra na região, como um projeto integrado de valorização do espaço”, disse.

O presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, à direita, também participou do encontro.

“Nosso trabalho envolve tudo o que diz respeito às cidades”, disse Zimmermann, arquiteto e urbanista por formação. O Conselho, na figura de seu presidente em exercício, colocou-se à disposição para contribuir com a agenda da Prefeitura em tudo o que disser respeito à categoria e aos campos de atuação profissional – do patrimônio ao tombamento, do projeto à execução, do presente ao futuro das nossas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo