Eventos

CAU/RS anuncia criação de Escritório Regional em Pelotas

Foto: Gustavo Mansur

A prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, receberam na tarde desta segunda-feira (24/09), no Paço Municipal, a comitiva do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Liderado pelo presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, o grupo comunicou à chefe do Executivo a intenção de abrir em Pelotas, no ano que vem, um escritório regional do CAU/RS, pediu o apoio da Prefeitura e entregou uma minuta com uma proposta para um convênio futuro.

Paula deu as boas-vindas ao Conselho, vai encaminhar a minuta para análise da Procuradoria Geral do Município (PGM) e afirmou que a Prefeitura será uma aliada do Conselho. Ela contou que o município está em plena construção do Plano de Mobilidade Urbana e confidenciou que um dos maiores desafios da Prefeitura é criar condições para que o Município se desenvolva economicamente e que Pelotas seja uma cidade com qualidade de vida.

“Pelotas é uma cidade de arquitetos. Com dois cursos superiores de Arquitetura, formou e ainda forma muitos talentos. A presença do Conselho aqui só vai acrescentar. Tenho certeza de que vocês têm muito a contribuir com a nossa cidade”, disse.

Presidente Tiago com a prefeita Paula. Foto: Gustavo Mansur

O presidente do CAU/RS disse que espera estar à altura dessa contribuição e lembrou que Pelotas é referência no Estado no trato ao patrimônio. “A cidade reincorpora o patrimônio no seu uso diário. A experiência de Pelotas é altamente exitosa”, ponderou. Ele adiantou que o objetivo do Conselho é estreitar parcerias que viabilizem realizar projetos históricos da categoria e atender demandas da população, como por exemplo prestar assistência técnica à população de baixa renda. “Seria como o SUS da habitação”, explicou.

A prefeita destacou que uma mudança cultural leva tempo e lembrou que, apesar de contar com uma legislação preservacionista de muitos anos, o processo de conscientização dos moradores de Pelotas levou uns 30 anos. “Mas a recuperação do nosso patrimônio elevou a autoestima dos pelotenses e hoje os prédios históricos e casas antigas atraem os olhares de outros lugares. Há um charme ligado à cidade”, comentou Paula.

Arquiteta pelotense e conselheira do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto, recordou que, recentemente, Caxias e Santa Maria sofreram perdas de importantes prédios históricos. “Mas Pelotas fez o seu dever de casa. Vemos centrinhos de patrimônio histórico espalhados em vários bairros da cidade”, disse.

Também participaram da audiência com a prefeita os conselheiros Oritz Adriano Adams de Campos, Noe Vega Cotta de Mello, Marisa Potter, Evelise Jaime de Menezes, o ex-conselheiro Luiz Antonio Verissimo, o Chefe de Gabinete da presidência do Conselho, Fausto Loureiro, e o gerente de Comunicação do CAU/RS, Luciano Antunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo