Sem categoria

CAU/RS e UFRGS formalizam parceria para ações conjuntas pelo desenvolvimento da ciência e da pesquisa acadêmica

Foi assinado nesta quinta-feira (16/05) pela manhã o Memorando de Entendimento entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa foi do PROPUR –  Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS – e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O CAU/RS juntou-se ao convênio, que visa a estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições.

O documento foi assinado pelo presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, e pelo reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. O presidente do Conselho gaúcho destacou que o CAU/RS tem um acervo muito rico com dados relativos à atuação profissional no estado e no país e que é um desafio trabalhar com estes dados de maneira inteligente. “O Conselho tem os dados e recursos para ajudar a viabilizar diferentes projetos de pesquisa e a UFRGS tem a qualidade excepcional dos seus pesquisadores”, disse.

UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva: ações conjuntas pela pesquisa e ciência. Foto: Gustavo Diehl

O reitor Rui Vicente Oppermann saudou a iniciativa e destacou o significado especial que as parcerias representam no atual momento. “A Universidade se legitima quando tem interação com os diferentes setores da sociedade. Esse é um aspecto fundamental que viabiliza a realização de projetos comuns diante de um cenário de perda de recursos financeiros”, disse Oppermann. A coordenadora do PROPUR, Clarice Maraschin, também ressaltou a importância da cooperação. “O PROPUR tem muito interesse em se abrir para a sociedade e a integração com instituições que têm dados, inclusive séries históricas, é sempre muito oportuna para todos”, afirmou.

Entre os bancos de dados nacionais e locais do Conselho estão o Memorial do CAU/RS, o Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO) e o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), ferramentas que auxiliam na rotina de trabalho do Conselho e são úteis à comunidade de pesquisadores e aos diversos projetos e laboratórios da Universidade. Um primeiro produto dessa parceria está em andamento. Trata-se de um Anuário de Atividades em Arquitetura e Urbanismo com dados relativos aos profissionais, sua distribuição geográfica, exercício profissional, entre outros.

“Essa iniciativa abre espaço para novos convênios, com outras universidades, para incentivar as atividades de pesquisa no Rio Grande do Sul. Ela formaliza a relação entre as instituições com parcerias realmente produtivas. Não é papel do CAU realizar pesquisas na área da Arquitetura e Urbanismo, mas as pesquisas podem servir ao Conselho, então vamos nos aproximar de quem se dedica a isso e sabe fazer”, ressaltou Tiago. Esta é mais uma ação do CAU/RS em defesa do ensino e formação de qualidade. O Conselho acabou de realizar mais uma edição do Seminário de Ensino e Formação com a presença de coordenadores de curso, conselheiros e especialistas em educação e ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Também participaram da cerimônia no Salão Nobre a coordenação e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) e do PROPUR, integrantes da Administração Central, o presidente da FAURGS, Sergio Nicolaiewsky, o Chefe de Gabinete do CAU/RS, Fausto Leiria, a Gerente Técnica, Maríndia Girardello, e o conselheiro coordenador da Comissão de Ensino e Formação, professor Claudio Fischer.

Fotos: Gustavo Diehl

4 respostas

  1. Prezados,
    Parabenizo o CAU/RS, em especial, e na pessoa do presidente TIAGO HOLZMANN DA SILVA, pelo exemplo de ação e iniciativa; sobre tudo neste momento que vivemos na área da educação.
    Como contribuição, encaminho link para acesso a minha dissertação que defendi em 2016 na PUCPR, cujo o tema foi justamente a importância e ampla gama de informações possíveis a população e aos gestores públicos, face ao uso inovador das ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que nosso Conselho adotou
    Dissertação:
    Espero que a ação e parceria se desdobre e multiplique em prol de nosso pais e sociedade.
    Cordeais saudações curitibanas!

  2. Parabéns ao CAU RS e a UFRGS pela essencial interface. A aprendizagem é a evolução natural do ser.

  3. Parabéns pela costura e a um passo a frente, profissional e em benefício da sociedade. Mais uma pérola valiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo