Institucional

CAU/RS realiza 128ª Plenária Ordinária

Encontro foi realizado na nova sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou na última sexta-feira (07/01), a 128ª Plenária Ordinária. A primeira reunião do ano foi marcante por diversos motivos, entre os quais o fato de ter sido presencial – respeitando todos os protocolos de prevenção – e por reunir a gestão em um local diferente: o novo prédio da Fecomércio-RS, fruto de um concurso público de Arquitetura e Urbanismo.

O encontro começou com a despedida da atual vice-presidente, Evelise Jaime de Menezes, que permanece como conselheira. Quem assume o cargo ao longo deste ano é a conselheira Deise Flores, que atuou como coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina. “A parceria e comprometimento de todos foi fundamental. Deixo meu agradecimento, foi uma experiência única, de muito aprendizado. Sigo aqui para colaborar, pois somos um time”, destacou Evelise. Para Deise, a vice-presidência trará novos desafios: “Estamos aqui por um bem comum, que é o bem de todos os arquitetos e urbanistas. Apoiarei o presidente e ajudarei no que for possível; tentarei o impossível também. Contem comigo”.

Outro momento importante foi a apresentação dos conselheiros Alexandre Couto Giorgi e José Daniel Craidy Simões. Eles assumirão como titular e suplente, respectivamente, sucedendo a saída da conselheira Roberta Krahe Edelweiss e Iran Fernando da Rosa (in memoriam). Com isso, foi encaminhada a recomposição das comissões permanentes e especiais do CAU/RS. Clique aqui para saber o que mudou

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, prosseguiu com a reunião com comunicados importantes. O primeiro deles foi o anúncio referente à conquista sobre as anuidades: após acionar o CAU/BR, agora será possível o envio de boleto de cobrança por e-mail antes das datas de vencimento. O resultado de mais uma ação pioneira do CAU/RS favorecerá profissionais de Arquitetura e Urbanismo em todo país!

Em sua fala, Tiago destacou a implementação do trabalho híbrido ao longo de 2021, a partir de uma normativa pioneira que poderá ser seguida como exemplo por outros CAU/UF. A aquisição de equipamentos de teleconferência para a sede em Porto Alegre e os Escritórios Regionais do CAU/RS, bem como a aquisição da plataforma omnichannel, que permitirá um atendimento mais completo aos arquitetos e urbanistas, também foram abordados pelo presidente. 

Na sequência, foi citada a nomeação de profissionais de Arquitetura e Urbanismo para atuação nos Escritórios Regionais em Passo Fundo e Caxias do Sul, ambos inaugurados em 2021. O presidente aproveitou o momento para relembrar o potencial de capilaridade política que esses espaços representam nos respectivos municípios e regiões, uma vez que os Escritórios Regionais podem ser local de encontro entre profissionais e gestores públicos para pensar as cidades. 

Durante a reunião, também ganharam destaque a implementação e futuro uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido ao CAU/RS; o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR); lançamento de editais de apoio e patrocínio em 2022 e a assinatura do convênio com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que busca otimizar ainda mais os procedimentos fiscalizatórios. Trata-se de mais uma ação pioneira entre conselhos profissionais e o TCE-RS. “É uma parceria muito importante e poderá ser um dos maiores legados da nossa gestão”, afirmou Tiago.

O turno da tarde reservou a apresentação de detalhes e etapas sobre a realização do concurso que resultou na construção da nova sede da Fecomércio, com participação do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Rafael Passos. Antes do término da reunião, todos participaram de uma visita guiada no estabelecimento.  

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo