Sem categoria

CAU/RS, FNA e Saergs debatem projetos e parcerias

Cicero Alvarez, Eleonora Mascia, Tiago Holzmann da Silva e Evandro Babu Medeiros | Foto: Caroline Jardine

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, recebeu a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, e o presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Evandro Babu Medeiros, ambos no início de suas respectivas gestões, para uma reunião na sede do Conselho.

O objetivo do encontro, realizado na última terça-feira (21/01), foi debater maneiras de ampliar o trabalho realizado em conjunto pelas três entidades em nome do desenvolvimento e valorização dos arquitetos e urbanistas. Participaram também o chefe de Gabinete do CAU/RS, Fausto Loureiro e o ex-presidente da FNA, Cicero Alvarez.

Foram apresentadas algumas das principais pautas da atual gestão do CAU/RS, como o combate ao pregão e o diálogo junto às prefeituras no interior do Estado para a promoção da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). “Como resultado do trabalho realizado pelo Gabinete de ATHIS, o CAU/RS está formalizando a parceria com diversos municípios para a implantação da Lei de Assistência Técnica, que prevê a participação das entidades de arquitetos e urbanistas. E nós estamos buscando o apoio necessário junto às outras associações, como o próprio Saergs, para que sejam nossos parceiros nessa iniciativa”, destacou Tiago Holzmann da Silva.

A preocupação com a qualidade da formação e os desafios relacionados ao Ensino à Distância como modalidade também foram debatidos. “Esta é uma luta de todas as profissões e, por isso, precisamos de uma estratégia. Defendemos o EAD como ferramenta, e não como modalidade de ensino”, frisou o presidente do CAU/RS, ao lembrar que a prática obtida nos ateliers de projeto e nos laboratórios é insubstituível para a formação do arquiteto e urbanista. Para Evandro Babu Medeiros, do Saergs, “o espírito de coletividade da categoria nasce na formação acadêmica”.

Durante a reunião, a presidente e o ex-presidente da FNA entregaram exemplares do livro “Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas 1979-2019 Memórias, Personagens, Lutas”, publicação de autoria do arquiteto e urbanista Bruno Cesar Euphrasio de Mello, lançada no final de 2019 em comemoração aos 40 anos da FNA. O livro conta a trajetória da federação e das pessoas que fizeram parte dessa história, entre elas o ex-presidente da FNA Clovis Ilgenfritz da Silva (in memoriam), pai de Tiago Holzmann da Silva.

Os dirigentes ainda falaram sobre a necessidade de levar as pautas da Arquitetura e Urbanismo aos candidatos às eleições municipais de 2020 como forma de promover a integração de cidades mais inclusivas e democráticas. O assunto deve ser debatido nas próximas reuniões do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU). “Trabalharemos por agendas articuladas entre FNA, CAU e seus sindicatos. Aqui no Rio Grande do Sul, temos um histórico de projetos que deram muito certo e atuam pelo bem da profissão e das cidades gaúchas. É um modelo a ser observado”, afirmou Eleonora Mascia.

MAIS SOBRE: FNA SAERGS CAU/RS EAD ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo