Ações Afirmativas

CAU/RS contribui para o debate de Equidade Racial e de Gênero

A participação na vice-presidência de Equidade Racial e de Gênero do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas fortalece o trabalho desenvolvido ao mesmo tempo em que constrói um legado.
Da esq. para a dir.: Mar Acosta, Carline Carazzo, Ana Luiza de Souza Castro, Rosangela Gomes Schneider e Fausto Leiria.

 

Na última sexta-feira (05), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) sediou a primeira reunião presencial da vice-presidência de Equidade Racial e de Gênero do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul. Além da conselheira Carline Carazzo, participaram também o integrante do Grupo de Trabalho de Gênero do CAU/RS Mar Acosta; o Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria; Ana Luiza de Souza Castro, presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS), e Rosangela Gomes Schneider, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS).

Um primeiro encontro online já havia sido realizado ao fim do mês de julho, e contou com a presença de Elisa Scherer Benedetto, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RS). Na ocasião, foram trazidos relatos do funcionamento do Fórum e dos temas abordados pela vice-presidência. Além disso, Carline citou a Carta pela Equidade e Diversidade divulgada pelo CAU Brasil, como exemplo de futuras diretrizes para os demais Conselhos. Na pauta da última sexta, as representantes debateram esses encaminhamentos. 

“Entendo que o CAU/RS tem uma experiência relevante com compreensões, desafios e resultados por meio das atividades realizadas na Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG). Compor essa vice-presidência é uma maneira de compartilhar, contribuir e discutir sobre o conhecimento que temos nessa temática, e também aprender com os demais Conselhos, para que nossas atividades sejam cada vez mais eficazes”, comenta a arquiteta e urbanista, que também integra o Grupo de Trabalho de Gênero instituído pelo CAU/RS com a missão de colocar em prática o Plano de Ação elaborado pela CTEG.

Sobre o Fórum

O Fórum gaúcho tem por finalidade promover a harmonia e a integração institucional, o estudo, a formulação de políticas comuns, o desenvolvimento, a representação e a defesa dos interesses da população e das classes profissionais vinculadas aos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas com sede no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Estudantes e profissionais debatem cidades acolhedoras para mulheres 

Cidades para mulheres é tema de evento na UFRGS

Para entender o Brasil e a profissão: referências literárias

Pular para o conteúdo