Sem categoria

CAU/RS debate política urbana em reunião com André Carús, vereador de Porto Alegre

Carla Lago, Tiago Holzmann da Silva e André Carús em reunião. | Foto: Gustavo de Souza Fontana

Na tarde da última terça-feira (06/08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) se reuniu com o vereador porto-alegrense André Carús. O encontro ocorreu no Gabinete da Câmara de Vereadores e teve como objetivo debater temas que regem a plataforma de gestão do Conselho, especialmente de política urbana, linha de trabalho do vereador. Estiveram presentes o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, e a Secretária Executiva Carla Lago.

O presidente Tiago apresentou o Gabinete da Assistência Técnica (GATHIS) e o trabalho que vem sendo realizado no interior do Estado, como o protocolo de intenções recentemente assinado com a Prefeitura de Carlos Barbosa. Outro tema em destaque foi Patrimônio Histórico: o vereador participará de uma comissão especial que tratará de prédios abandonados e sua utilização. Neste contexto, ele convidou o Conselho para colaborar com a comissão, trazendo o ponto de vista técnico. O presidente comentou sobre a Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH), que vem trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e, em breve, assinará um Protocolo de Intenções para possibilitar a comunicação integrada entre os entes interessados.

A reunião também trouxe como pauta a revitalização do Cais Mauá que, de acordo André Carús, é aguardada há anos pelos moradores da cidade: “Após o governador ter rescindido o contrato com as empresas responsáveis pelas obras, chegou o momento de fazermos o nosso trabalho e fiscalizarmos os próximos passos do processo para que, mais uma vez, a população não fique anos sem esse espaço que é de todos nós”.

Outro tópico debatido foram as vitórias contra o pregão. Segundo Tiago, apesar das conquistas junto ao Governo do Estado, Porto Alegre tem um longo caminho a percorrer até alcançar melhorias neste âmbito. Antes de encerrar, o presidente convidou o vereador para participar da 100ª Plenária e também do 6º Seminário do Exercício Profissional. Por fim, o CAU/RS se colocou à disposição para auxiliar institucional e tecnicamente nas questões tratadas, além de confirmar a presença do conselheiro Emilio Merino na audiência do Cais Mauá, que ocorre nesta quinta, dia 08 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo