Eventos

CAU/RS celebra sua 100ª Reunião Plenária com programação especial e homenagens

Todas as decisões que impactam no exercício da profissão de arquitetos e urbanistas passam por deliberações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). No dia 15 de agosto, o CAU/RS celebra sua 100ª Reunião Plenária no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre. O evento será transmitido ao vivo em nossa página no Facebook. Excepcionalmente neste dia, o Atendimento do CAU/RS (whatsapp, e-mail, telefone e presencial) encerrará às 13h. Mais informações, clique aqui.

O Plenário do CAU/RS, assim como o dos demais estados e Distrito Federal, reúne-se mensalmente (em casos extraordinários, mais de uma vez por mês). Neste encontro, que é aberto ao público, ou seja, qualquer pessoa ou profissional interessado pode acompanhar, o trabalho das Comissões é apresentado para o grande grupo, processos éticos são julgados, balanços financeiros analisados, aquisições de bens móveis e imóveis autorizadas e projetos aprovados para serem desenvolvidos, entre outros.

Exemplos de deliberações no Rio Grande do Sul vão desde a aquisição do imóvel onde hoje é a sede do CAU/RS em Porto Alegre (localizada na Rua Dona Laura, nº 320) e a realização do primeiro concurso público para provimento de cargos, até a aprovação e criação de programas como o CAU Mais Perto, que leva o Conselho para o interior do estado com atendimento, fiscalização e palestras, a criação dos Escritórios Regionais do CAU/RS, em Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo, do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas e a decisão de não registrar egressos de cursos à distância de Arquitetura e Urbanismo.

Para a 100ª edição, serão convidados todos os ex-conselheiros do CAU/RS, presidentes de entidades de Arquitetura e Urbanismo, coordenadores de cursos e autoridades.

Homenagens

A 100º Plenária do CAU/RS terá, além do tradicional espaço de deliberação, um momento para agradecimento a todos que ajudaram a estruturar o Conselho gaúcho e a criar seu ambiente colaborativo e democrático de debate sobre a profissão. O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) e a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) estão entre os homenageados. Antes do CAU/RS ter sua sede própria, essas instituições cederam espaços para que o Conselho pudesse iniciar suas atividades.

Os arquitetos e urbanistas Roberto Py, presidente do CAU/RS por duas gestões, e Briane Bicca, que atuou como conselheira federal suplente do CAU/BR eleita pelo Rio Grande do Sul, receberão homenagens póstumas pelos anos dedicados ao desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no estado.

Primeiro presidente do CAU/RS, Roberto Py (ao centro), acompanhado do vice-presidente Joaquim Haas e da conselheira federal Gislaine Saibro. Gestão 2015-2017. Reunião Plenária de março de 2016. Foto: Divulgação

Roberto Py, primeiro presidente do CAU/RS, foi professor, chefe de departamento, coordenador de curso e diretor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e arquiteto responsável por importantes projetos de desenvolvimento da capital gaúcha, como o Viaduto dos Açorianos, que liga a zona sul ao centro da cidade.

Briane Bicca, por sua vez, atuou com ênfase na defesa do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro. Trabalhou como Técnica de Planejamento e Preservação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com importante participação no processo de tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, implantou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil e coordenou os projetos Monumenta, vinculado ao Ministério da Cultura, e PAC Cidades Históricas – Porto Alegre.

Como funciona e quem participa?

O Plenário de cada um dos CAU/UF e CAU/BR é formado pelos conselheiros eleitos pelos arquitetos e urbanistas do respectivo estado e Distrito Federal para um mandato de três anos. Toda Reunião Plenária é conduzida pelo presidente do Conselho. No Rio Grande do Sul, o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva cumpre este papel. Antes dele, os arquitetos e urbanistas Joaquim Haas e Roberto Py ocuparam a cadeira.

A Reunião Plenária é assessorada pelo corpo técnico da Secretaria e da Gerência Geral do Conselho. Gerentes de Setor são chamados a contribuir em pautas específicas. A Secretária Geral Josiane Bernardi está no CAU/RS desde a 20ª Plenária do Conselho. Ela conta que, ao longo destas 80 edições, o CAU aprimorou suas atividades com a criação de rotinas sólidas. “É na Plenária que ocorre a homologação dos atos do CAU/RS. O Regimento Interno estabelece as normas de como os processos devem acontecer. O rito é o mesmo, mas profissionalizamos essas rotinas. Hoje, nosso trabalho é mais ágil e mais técnico, a votação das pautas é eletrônica e a ata redigida durante a reunião”, destaca. Todas as deliberações ficam disponíveis no Portal da Transparência para que arquitetos e urbanistas e público em geral possam acompanhar as atividades.

“A Plenária é o momento de aprovação das decisões do CAU/RS, construídas nas Comissões, Grupos de Trabalho e no corpo técnico. As deliberações são tomadas de forma democrática e transparente com a participação dos conselheiros que representam o conjunto de profissionais de todo o estado”, finaliza o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo