ATHIS

CAU/RS apresenta ATHIS a prefeitos na Assembleia de Verão da Famurs

Fausto Leiria, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Sandra Becker, Andréa Pinheiro, Deise Flores e Débora Francele no estande do CAU/RS na Feira de Expositores.

Nos dias 24 e 25 de março, foi realizada mais uma Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT). A última edição presencial aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, em Capão da Canoa.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) esteve presente com a equipe do Gabinete de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), representada pela arquiteta e urbanista Sandra Becker; conselheiros Carlos Eduardo Mesquita Pedone e Débora Francele; Chefe de Gabinete, Paulo Henrique Soares; Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Fausto Leiria; e a vice-presidente Deise Flores.

“A ATHIS é uma oportunidade de levar o trabalho qualificado do profissional arquiteto e urbanista para a população de baixa renda. A gente entende que Arquitetura e Urbanismo é para todos”, destacou a vice-presidente durante o evento.

A gerente de Fiscalização substituta, Andréa Pinheiro, e o assistente de Atendimento e Fiscalização Cesar Longhi acompanharam a Assembleia junto ao furgão do CAU Mais Perto, na área externa do complexo da SAPT. O objetivo foi atender e receber prefeitos, profissionais e população local interessada em saber mais sobre o trabalho itinerante do Conselho.

 

Por que a presença do CAU/RS é importante?

A ATHIS está prevista em Lei (11.888/2008) e sua aplicação depende da articulação entre gestores públicos, sociedade civil e profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Nesse sentido, o CAU/RS está à disposição para apoiar os poderes municipais com conhecimento e estudos técnicos para compreender as necessidades e planejar a estratégia de implementação de políticas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social mais adequadas para a cidade. Confira exemplos como o Nenhuma Casa sem Banheiro.

“Destaco a importância do CAU/RS estar presente nesse evento, que congregou gestores públicos municipais de todo o estado. Foi uma grande oportunidade de diálogo com prefeitas e prefeitos sobre como a Arquitetura e Urbanismo pode contribuir para a melhoria da qualidade de nossas cidades, através da atuação profissional no planejamento urbano, moradia, mobilidade, patrimônio, acessibilidade, entre outros”,  comentou o Chefe de Gabinete.

 

Como os profissionais se beneficiam?

Com a difusão da Lei de ATHIS, aumentam as possibilidades de atuação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no mercado de trabalho. Os programas de Assistência Técnica funcionam por meio de credenciamento local, ou seja, valorizando o profissional que atua na cidade e região.

 

Nova edição da cartilha de ATHIS

Um dos materiais distribuídos no evento da Famurs foi a versão atualizada da cartilha de ATHIS produzida pelo Conselho. No livreto, constam exemplos práticos de Assistência Técnica no Rio Grande do Sul e no Brasil, a Lei comentada, sua história e programas criados pelo CAU/RS para propagar e implementar políticas de ATHIS no estado.

Clique aqui e baixe gratuitamente na Biblioteca Digital

 

Gabinete de ATHIS

  • Telefone: (51) 3094-9846
  • E-mail: gabineteathis@caurs.gov.br

 

Saiba mais sobre a participação do Conselho em edições anteriores da Assembleia de Verão da Famurs aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto do CAU/RS integra Guia da UIA para a Agenda 2030

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentando em congresso internacional

Nenhuma Casa sem Banheiro será apresentado em evento do IPEA

Pular para o conteúdo