Sem categoria

CAU/BR e CAU/RS apoiarão a realização do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetura

Evento ocorrerá em Porto Alegre de 9 a 12 de outubro de 2019.*

O CAU/BR, o CAU/RS e o IAB/RS assinaram acordo de parceria em regime de colaboração e  sem transferência de recursos entre os partícipes,com o objetivo de executar projetos e atividades de interesse recíprocos para o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (21º – CBA), promovido pelo IAB, a ser realizado no período de 09 a 12 de outubro de 2019, em Porto Alegre. O documento foi assinado no dia 03 de julho, em Brasília, pelos presidentes do CAU/BR, Luciano Guimarães; do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva; e do IAB/RS, Rafael Pavan de Passos.

Na ocasião, Luciano Guimarães ressaltou a importância histórica do Congresso Brasileiro de Arquitetos como evento único que propõe reunir profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Tiago Holzmann da Silva, por sua vez, lembrou que em sua 21ª edição o Congresso homenageará a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Bicca,  um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro, conselheira federal suplente do CAU/BR, falecida em junho de 2018. Rafael Pavan de Passos falou da relevância especial do acordo na medida em que o CBA servirá como evento preparatório do 27º. Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020). Clique aqui para saber mais sobre o Congresso.

Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; e Formação e Fazer Profissional, assuntos discutidos dentro das competências do CAU e voltados para o interesse da formação e exercício profissional do arquiteto e urbanista. Os cooperados preveem a possibilidade de arrecadação de recursos com a cobrança pela entrada, a ser realizada pelo IAB-RS, com as devidas prestações de contas estabelecidas em cláusula própria.

Coincidindo com o CBA, o CAU/BR promoverá a 89ª Reunião do Conselho Diretor e a 95ª Reunião Plenária Ordinária em Porto Alegre/RS, bem como reuniões das Comissões Ordinárias permanentes,  especiais e temporárias, além do Seminário Nacional “Formação e o Fazer Arquitetura – EaD X Ensino Presencial” proposto pelo CEAU- CAU/BR.

O CAU/BR terá ainda um estande próprio na Feira da Arquitetura, que será instalada na Praça da Alfândega, para apresentar suas ações aos participantes do Congresso. Diante da proximidade das eleições para renovação da composição do CAU em 2020 deverão ser realizadas rodas de conversa esclarecendo o regimento eleitoral e o papel dos conselheiros estaduais, distritais e federais.

O CAU/BR igualmente indicará palestrantes para o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos para os temas temas a seguir:

  1. Arquitetura, Cidade e Ambiente – Habitação Social em Centros Urbanos;
  2. ATHIS;
  3. Questões eleitorais – Regulamento Eleitoral do CAU/BR;
  4. Atribuições e responsabilidade do conselheiro no CAU;
  5. Ética na Arquitetura e Urbanismo: 1. Remuneração; 2. Direitor do Consumidor; 3. Direito Autoral;
  6. Formação e Fazer Profissional – BIM;
  7. Proteção do Patrimônio Cultural.
  8. Formação e Fazer Profissional – O Papel do Arquiteto no Mercado Imobiliário;
  9. Planejar com a Paisagem/ Paisagem urbana e patrimônio;
  10. EAD X Ensino Presencial
  11. Formação e Fazer Profissional –Ética;
  12. Oficina de Contratos: Contrato de prestação de serviço em arquitetura e urbanismo: evite armadilhas;
  13. Arquitetura, Cidade e Ambiente – Mobilidade e a Questão de Gênero;
  14. Arquitetura Popular;
  15. Projeto de Acreditação para cursos brasileiros;
  16. Atuação Profissional na perspectiva de gênero;
  17. Cidade e Gênero;
  18. ODS e Nova Agenda Urbana: Planejamento Urbano Sustentável.

 

O CAU/RS, entre outras atividades, participará da curadoria do evento e dará apoio para as reuniões do Fórum de Presidentes do CAU e do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.  Também ficará responsável pela contratação de serviços como captação e edição de vídeos e adesivagem das estruturas da Feira de Arquitetura, incluindo estandes; locação de espaço para a realização do evento, de acordo com as normativas legais e contratação e custeio da energia elétrica para as instalações da feira.

No âmbito do acordo, entre outras obrigações, o IAB/RS reservará espaços para oficinas e outras atividades a serem propostas pelo CAU/BR e pelo CAU/RS, garantirá a gratuidade nas inscrições de todos os Conselheiros Titulares e Suplentes de Conselheiros do CAU/BR, bem como de todos os empregados do CAU/BR que estiverem envolvidos no evento, assim como concederá desconto na inscrição do evento para os profissionais registrados e quitados com o CAU/RS. Haverá também divulgação do apoio do Conselho.

*Via CAU/BR.
MAIS SOBRE: cau rs cau br IAB CBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo