Artigo

Capital das Artes Visuais

O jornal Zero Hora desta quinta-feira (15/04), publicou um artigo assinado pelo conselheiro do CAU/RS Vinicius Vieira. Além de arquiteto e urbanista, ele também é artista visual e escultor. Diversas obras de sua autoria podem ser encontradas pela capital gaúcha. Confira o texto na íntegra e a seguir uma galeria de imagens:

Um sonho se concretizou! Porto Alegre tornou-se verdadeira galeria a céu aberto. Os jardins e fachadas dos novos empreendimentos de grande porte têm esculturas e murais visíveis a toda população. Poucos anos após a Prefeitura regulamentar a Lei 10036, em 2011, já temos cerca de 100 obras criadas por dezenas de artistas gaúchos e de outros estados. Hoje vemos edifícios mais valorizados com a produção artística, que ganham reconhecimento com o potencial que a própria arte pública traz. A qualidade e a diversidade dessas obras impressionam, e estimulam milhares de pessoas a perceber diariamente nossa arquitetura, que em conjunto com a arte contribui para inserir Porto Alegre no mapa mundial das cidades que priorizam a cultura como elemento fundamental da nossa evolução urbana.

Inspirada em cidades como Paris, Nova York, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis, nossa legislação para obras de arte é contemporânea, se diferenciando das demais por sua simplicidade. Aqui a burocracia é zero, pois basta a obra ser instalada para se obter aprovação imediata, em menos de 24 horas. Além disso, o construtor tem total liberdade para escolher o artista, o tamanho da obra, o material, bem como o local de sua instalação em qualquer lugar visível para quem passa na calçada. Como resultado temos visto múltiplas criações em aço, bronze, alumínio e pedras. Também é importante citar o impacto positivo gerado com pouco investimento, que se verifica pelo valor agregado ao novo empreendimento e à cidade no contexto da economia da cultura.

Somaram-se diferentes esforços profissionais nos últimos anos em prol dessa iniciativa exemplar, que inclusive já serve de referência para mais municípios gaúchos que vêm elaborando projetos dessa natureza. A união de competências entre gestores, legisladores, construtores, arquitetos e artistas nesse propósito trouxe melhor qualidade de vida para a Capital, com arte que fortalece a relação dos grandes edifícios com a cidade ao animar ruas e passeios públicos, incentivar o turismo, facilitar o acesso a cultura, promover a relação com a vizinhança, entre diversos outros fatores que elevam o desenvolvimento humano. Ganhamos todos. Parabéns Porto Alegre!

MAIS SOBRE: Artes Visuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

EaD está acabando com as universidades – e todo mundo finge não ver

Sociedade em risco, por Tiago Holzmann da Silva

O Bom Selvagem, por Flávio Kiefer

Pular para o conteúdo