Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Caminhada da Perda e oficina sobre tabela de honorários integram programação do 21º CBA

Caminhada da Perda e oficina sobre tabela de honorários integram programação do 21º CBA

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos que ocorre de 09 a 12 de outubro em Porto Alegre, traz uma extensa programação de atividades formativas. Os minicursos, oficinas e visitas guiadas podem ser acompanhados pelos participantes do evento, com entrada franca. Para participar, é necessário estar inscrito no congresso e cadastrar-se pelo site 21cba.com.br. As inscrições estão disponíveis até o preenchimento das vagas.

São 14 atividades disponíveis que ocorrem nos dias 10 e 11 de outubro no Centro Cultural da UFRGS e Casa de Cultura Mario Quintana. Temas como ATHIS, Tabela de Honorários, Ética e Direito Autoral,  Desenvolvimento Comunitário e Projetos de Moradia e Habitat, entre outros, integram os workshops, assim como a restauração do Centro Cultural e os prédios históricos da UFRGS, tema das visitas guiadas. Durante o Congresso, além de promover oficinas sobre Tabela de Honorários, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) retoma o sucesso do evento Caminhada da Perda, uma oportunidade para aprender mais sobre Patrimônio Histórico, por meio de um roteiro guiado e ilustrado. Confira algumas atividades que selecionamos para você!

INSCRIÇÕES – 21º CBA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

#AnotaAí

10/10

9h – Minicurso ATHIS para Melhorias Habitacionais segundo a metodologia do Projeto Arquiteto de Família, com Mariana Estevão

Número de vagas: 30 | Carga horária: 7h | Centro Cultural da UFRGS – Sala Limoeiro

O curso aborda o atendimento individualizado de famílias de baixa renda. O objetivo é fazer o participante compreender as complexidades socioeconômicas de famílias em situação de vulnerabilidade social e do ambiente de moradias autoconstruídas para o desenvolvimento de projeto e execução de obras de melhorias dessas casas. A dinâmica simula o atendimento à essas famílias, com base na metodologia do Projeto Arquiteto de Família, como meio de proporcionar o contato com essa realidade, para que os participantes sejam capazes de atender as reais necessidades desse público, criando soluções que extrapolam o projeto arquitetônico.

11/10

Oficina Tabela de honorários, com Andréa Borba Pinheiro (CAU/RS)

  • 1ª turma: 09:00 – 12h 
  • 2ª turma: 14:00 – 17h

Número de vagas (por turno): 80 | Carga horária: 3h | Casa de Cultura Mário Quintana – Sala Sérgio Napp 1

14h – Oficina CAU/BR e o Poder Legislativo: entenda as proposições legislativas e se manifeste, com Luciana Rubino

Número de vagas: 60 | Carga horária: 3h | Casa de Cultura Mário Quintana – Sala Sérgio Napp 2

12/10

10h30 – Oficina Caminhada da Perda – Arquitetura Demolida, com Oritz Adriano Adams de Campos (CAU/RS)

A Caminhada da Perda é um evento organizado pelo CAU/RS, cujo objetivo é levar mais conhecimento e despertar a atenção para a preservação da arquitetura e do patrimônio. O grupo partirá da praça Marechal Deodoro (em frente à Catedral), às 10h30. O roteiro da caminhada* e algumas das reflexões que serão levantadas em cada ponto de visita:

  • Praça Marechal Deodoro (antiga Praça da Matriz): A transformação urbana e as demolições de acordo com o entendimento da época
  • Praça Senador Florêncio: A transformação urbana e as demolições de acordo com o entendimento da época
  • Largo dos Medeiros: A transformação urbana e as substituições
  • Igreja do Rosário (antiga Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos): Destombamento e a substituição
  • Praça Otávio Rocha: As substituições e as descaracterizações
  • Praça Osvaldo Cruz: A transformação urbana e as substituições
  • Praça XV: A transformação urbana, as substituições, descaracterizações e resgate
*Programação sujeita a alterações.

Sobre o 21º CBA

Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil com co-realização do CAU-RS, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. O tema desta edição é Espaço e Democracia. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

Para isso, o 21º CBA conta em sua programação com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade, além de uma programação artística que também está agendada. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional. 

Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br | Facebook | Instagram

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*