CAU Mais Perto

Busca por qualidade de vida amplia mercado em Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom

Centro de Educação Integrada (CEI) de Campo Bom (RS).

A colonização alemã deixou marcas na arquitetura do Rio Grande do Sul e também nas relações do povo com o trabalho: o sentimento é de fazer acontecer. Não à toa, lá se estabeleceu a indústria calçadista que tem papel importante no desenvolvimento das regiões dos vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí. É neste contexto que estão inseridos os municípios de Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom, que receberão a visita do CAU Mais Perto nos próximos dias. As três localidades somam 128 arquitetos e urbanistas ativos.

O município de Campo Bom preserva importante acervo do patrimônio cultural e histórico da região, bem representado pelos hábitos, pela religião e também pela arquitetura. A passagem do tempo mostra-se através do estilo eclético, de cada época, e presente em exemplares residenciais, e em exemplares mais recentes de formas simplificadas pela inspiração no Art Déco. Outro ponto de destaque é a malha cicloviária que vem sendo ampliada através das décadas e, em 2016, incluída no Inventário do Patrimônio Cultural Arquitetônico e Paisagístico.

De acordo com a arquiteta e urbanista Márcia Parma, que atua na região, a tradição da cidade segue forte. As casas mantêm telhados altos e imponentes, mas aos poucos dão lugar à uma arquitetura mais contemporânea, de linhas mais retas, volumes e vidro.

Para a arquiteta, a região oferece oportunidades de trabalho para os profissionais por conta do aumento da população que tem optado por cidades menores. “Nossa cidade tem recebido novos bairros, o que atrai famílias em busca de lugares mais tranquilos para viver e criar seus filhos”, analisa.

As cidades vizinhas, Estância Velha e Dois Irmãos, também carregam a tradição germânica em sua arquitetura e a economia dedicada à indústria. Em Dois Irmãos, destaque para obras como a Ponte de Pedra, de 1855, o Armazém Scholles, a Praça do Imigrante e o Parque Municipal Romeo Benício Wolf.

CAU Mais Perto

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o CAU Mais Perto passará por três importantes cidades de colonização alemã: Dois Irmãos, Estância Velha e Campo Bom. Nas três cidades haverá atendimento ao público, coleta biométrica para graduados e fiscalização de obras e empresas.

O CAU Mais Perto é o programa de atendimento e fiscalização itinerante que leva o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) ao interior do estado com o suporte de equipes especializadas em furgões customizados e veículos de apoio. O objetivo é oferecer a mesma qualidade dos serviços prestados na sede em Porto Alegre. Entre eles, atendimento ao público (profissionais, empresas e sociedade) e ações relacionadas ao Exercício Profissional, Ensino e Formação, Ética e Disciplina e Fiscalização. Coordenado pela Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS, o programa iniciou em fase piloto em outubro de 2016 e entrará em atividade plena em 2017.

Serviço

  • Dois Irmãos
    Dia: 13/12/2016, das 12h30 às 17h
    Local: Câmara de Vereadores de Dois Irmãos (Rua Novo Hamburgo, 1079) – Plenário da Câmara
  • Estância Velha
    Dia: 14/12/2016, das 12h às 17h30
    Local: Câmara de Vereadores de Estância Velha (Av. Brasil, 1144) – Sala de Reuniões do 2º andar
  • Campo Bom
    Dia: 15/12/2016, das 9h às 13h
    Local: Câmara de Vereadores de Campo Bom (Rua Lima e Silva, 68)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Pular para o conteúdo