Eventos

Arquitetura Nacional é o grande vencedor do Concurso do Espaço do Arquiteto do CAU/RS

Cerimônia de Divulgação dos Vencedores ocorreu na sede do IAB RS em Porto Alegre

Depois de muita expectativa, foi anunciado o nome do 1º lugar do Concurso Público Nacional de Arquitetura de Interiores para o Espaço do Arquiteto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O nome de Paula Zielinski Otto do escritório Arquitetura Nacional, de Porto Alegre, foi saudado por todos os presentes na Cerimônia, que lotaram a sala onde estava sendo realizado o evento na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

1º lugar – Paula Zielinski Otto (Arquitetura Nacional)

A apresentação dos vencedores começou com a Menção Honrosa a Jean Grivot Avancini, do Hype Studio, representado pelo coautor do projeto, Gabriel Johansson Azeredo, do ALTA. Gabriel destacou a importância de os profissionais aproveitarem a oportunidade do concurso público para experimentar. “Acredito que se destaca quem apresenta uma ideia radical, uma ideia forte, para a solução”, ressaltou.

Menção Honrosa – Jean Grivot Avancini (Hype Studio)

O 5º lugar ficou com Rodrigo Spinelli, do Projet Arquitetura, de Lajeado (RS), e o 4º com Felipe de Souza Lima Pacheco, do Felipe Pacheco Arquitetos. “Esta é minha sexta participação em concursos públicos. A primeira aconteceu há vinte anos, quando recém-formado”, relembrou Felipe. “O edital é a voz do cliente e este, especificamente, estava muito bem organizado, o que facilita o trabalho da equipe no desenvolvimento do projeto”, enfatizou.

5º lugar – Rodrigo Spinelli (Projet Arquitetura)
4º lugar – Felipe de Souza Lima Pacheco (Felipe Pacheco Arquitetos)

O 3º lugar ficou com Estevan Barin, do EArquitetos, de Santa Maria (RS) e o 2º com um escritório de Belo Horizonte (MG), o Linha2 Arquitetura, com Thiago Barbosa de Campos como profissional titular responsável.

3º lugar – Estevan Barin (EArquitetos)
2º lugar – Thiago Barbosa de Campos (Linha2 Arquitetura)

Paula Zielinski Otto, arquiteta e urbanista responsável pelo projeto vencedor, defendeu a atuação de seu escritório, o Arquitetura Nacional, e disse que este prêmio é de todos que trabalharam juntos na procura pelas melhores soluções.

“Nossa ideia foi valorizar elementos brasileiros em função de ser o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, mas ter essa relação com o do Brasil. Utilizamos materiais que buscassem esses elementos, valorizamos a área de exposições para evitar espaços ociosos e criamos um núcleo de atividade central, que permite a flexibilidade de uso do espaço”, comentou Paula.

Equipe do escritório Arquitetura Nacional.

Joaquim Haas, Presidente em Exercício do CAU/RS, colocou que a realização deste concurso é um grande marco para os arquitetos e urbanistas gaúchos. “Defendemos a realização de concursos de Arquitetura e Urbanismo e nada melhor do que ser exemplo”, comemorou Joaquim.

Joaquim Haas, Presidente em Exercício do CAU/RS.

Para Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB RS, um aspecto que diferencia o Concurso Público das demais maneiras de licitar é a clara definição do objeto e a precisão do valor dos honorários. “Ganha o profissional arquiteto e urbanista, ganha o promotor do concurso e ganha a sociedade com uma edificação ou espaço de qualidade. Nós estamos aqui também para celebrar esta forma de contratação”, concluiu.

Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB RS.

O evento, que começou com falas explicativas da Comissão Organizadora, composta por Pedro Xavier de Araujo como Coordenador e Marcelo Arioli Heck como Coordenador Adjunto, contou a participação das arquitetas e urbanistas Aline Fuhrmeister e Tânia Bertolucci da Comissão Julgadora na leitura da ata. No total, foram 42 inscritos e 37 propostas enviadas de nove estados brasileiros, sendo a maioria do Rio Grande do Sul.

Pelo CAU/RS, também estiveram presentes o Assessor Especial da Presidência Eduardo Bimbi; o arquiteto e urbanista da Assessoria Especial da Presidência Tales Volker; o Gerente Geral Rodrigo Jaroseski; o Coordenador da Assessoria Jurídica Alexandre Noal dos Santos; os conselheiros Márcio Arioli, Hermes Puricelli e Oritz Adriano Adams de Campos; a conselheira federal Gislaine Saibro; e representantes de entidades: Silvia Barakat (AAI Brasil/RS), Andrea dos Santos (SAERGS) e Geraldo Collares de Faria (AsBEA/RS). Além disso, integrantes do corpo técnico da Unidade de Comunicação, Marcele Acosta e Gabriela Belnhak.

Clique aqui e confira o resultado final e as pranchas dos projetos vencedores.

Próxima etapas

Após a divulgação dos vencedores, haverá o pagamento do prêmio aos cinco primeiros colocados e a contratação do 1º lugar para execução do projeto. Todas as propostas participantes estão expostas no IAB RS até 13 de novembro para visitação pública.

Galeria

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo