Home » Notícias, Notícias CAU/RS » Arquitetos e urbanistas passam a ter competência e habilitação profissional para atividades relacionadas à instalação de SPDA

Arquitetos e urbanistas passam a ter competência e habilitação profissional para atividades relacionadas à instalação de SPDA

Print Friendly, PDF & Email

Todo arquiteto e urbanista agora possui competência e habilitação profissional para ser responsável técnico por atividades relacionadas à instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações. Para fins de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o projeto e a execução de SPDA em edificações se enquadram nas atividades técnicas 1.5.7 e 2.5.7 dos itens 1 e 2 do art. 3º da Resolução CAU/BR nº 21/2012, referente a “Instalações Elétricas Prediais de Baixa Tensão”.

A atribuição profissional foi possível em virtude da anulação da Decisão Normativa do Confea nº 0070, de 26 de outubro de 2001, mediante decisão judicial transitada em julgado nos autos do Mandado de Segurança Coletivo nº 2002.34.00.006739-4, movida pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC). Mais informações na Deliberação Plenária nº 072/2019 da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR.

As atribuições profissionais de arquitetos e urbanistas estão listadas na Resolução CAU/BR nº 21/2012. Clique para acessar.

 

 

  • Pin It


4 Responses to Arquitetos e urbanistas passam a ter competência e habilitação profissional para atividades relacionadas à instalação de SPDA

  1. O engenheiro civil na sua ganância incontrolada atira no próprio pé!!! enquanto isso…. o sistema CONFEA/CREAs com seus focos destorcidos, na Arrecadação e voltados para maior presença dos seus dirigentes na mídia!!!

  2. A que ponto chegamos!

    Os arquitetos possuem aula de SPDA?

  3. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Taynara! Sim, pois a concessão de atribuições profissionais é realizada mediante análise da grade curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo reconhecidos pelo MEC. Obrigada pelo contato!

  4. Não aprovo. É uma atribuição técnica e requer conhecimento específico. Sou Eng. ELETRICISTA e conheço a responsabilidade. Uma coisa é papel, é facil ASSINAR ART outra é ter conhecimento. Arquiteto e Urbanista não tem capacidade técnica para assumir este risco. Nem o Eng.Civil, suas qualificações da grade curricular não lhe dão conhecimento técnico adequado para estas atribuições. É por isso que os incêndios ocorrem, estes são serviços específicos do Eng.Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*