CAU Compartilha

Arquiteto e urbanista gaúcho é destaque em premiações internacionais

Trabalho de egresso da UPF aborda os sistemas atuais de infraestrutura urbana.

Formado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF no início de 2018, o arquiteto e urbanista Leonardo Zanatta teve o seu projeto final de graduação, “A King Fahad High Speed Rail Station”, como vencedor do prêmio Archi Now – Sustainability First Steppers. Anualmente, a premiação seleciona os melhores projetos finais de graduação com soluções sustentáveis para problemas atuais do mundo todo.

Zanatta idealizou o trabalho com o objetivo de apresentar questionamentos relacionados aos sistemas atuais de infraestrutura urbana e como eles podem tornar o ambiente urbano de grandes centros mais sustentáveis e eficientes. Para isso, ele criou, junto a um grupo de estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Effat de Jidá, na Arábia Saudita, o traçado geral de um masterplan para a cidade, inserindo meios de transporte limpos na malha urbana. A ideia era sugerir o projeto de uma alternativa mais eficiente para a atual estação central da cidade projetada pelo escritório britânico Foster and Partners, que teve a construção finalizada há pouco tempo.

 

“Desta forma, o projeto visa demonstrar como a arquitetura de um estudo de caso pode assumir uma posição de protagonismo na conversão dos nossos centros urbanos em ambientes eficientes e limpos”, comenta o arquiteto, que já teve a pesquisa laureada em 2019 com o primeiro lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura, atualmente um dos mais importantes da América Latina.

 

Incentivo e experiências proporcionadas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo

Em sua ainda curta carreira, Zanatta conquistou 18 premiações e menções nacionais e internacionais nas áreas de Arquitetura e Design. “O primeiro prêmio que ganhei foi um concurso interno da Universidade de Passo Fundo para o traçado da nova ciclovia do Campus junto à uma equipe de colegas. O projeto infelizmente não saiu do papel, mas o legado seguiu e meu trabalho com infraestrutura de transportes acabou refletindo na temática do meu TFG, rendendo estas duas premiações de grande destaque”, disse.

Sobre a mais nova premiação, Zanatta sente-se feliz. “É uma pena que raramente vejamos brasileiros vencendo este tipo de concurso, mesmo tendo tantos projetos bons saindo de dentro das universidades. Gostaria que, de alguma forma, essa conquista pudesse estimular outros acadêmicos da Arquitetura da UPF à engajarem mais em competições, que são atualmente as melhores ferramentas de exposição para o curso e para o corpo discente”, finaliza.

Fonte: UPF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquiteto Rafael Passos é nomeado superintendente do Iphan no RS

Salma Cafruni recebe medalha Gastão Bahiana

Após pressão popular, prefeitura de Bento Gonçalves retira projeto do Plano Diretor

Pular para o conteúdo